Início » Receita de Natal: Peru de natal, Salada de natal, Arroz de forno de natal e uma sobremesa de Pavê de natal

Receita de Natal: Peru de natal, Salada de natal, Arroz de forno de natal e uma sobremesa de Pavê de natal

por Redacao
0 comentários

Peru de Natal

Ingredientes

1 unidade de peru (reserve os miúdos)
Sal e pimenta a gosto
1 unidade de limão
100 gr de bacon em fatias
50 gr de manteiga
1 unidade de cebola picada
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
5 dentes de alho amassados
600 ml de vinho branco

Recheio

4 colheres (sopa) de azeite
1 unidade de cebola
20 unidades de nozes
100 gr de uva passa
500 gr de farinha de mandioca crua
Sal e pimenta a gosto
2 dentes de alho
1/4 xícara (chá) de cheiro-verde

Como Fazer

  • 1. Tempere o peru com limão, pimenta, cebola, alho, cheiro verde, vinho e sal e deixe-o, já de véspera, na geladeira.

  • 2. No dia seguinte, prepare os dois recheios e recheie o peru, com cuidado para não encher demais.

  • 3. Se sobrar farofa, ela pode ser servida depois, junto com o peru.

  • 4. Prenda as pernas do peru uma na outra, decorando, se gostar, com papel recortado, preso com uma linha.

  • 5. Besunte-o todo com manteiga, coloque-o na assadeira, de papo para cima.

  • 6. Cubra todo o peito com fatias de bacon.

  • 7. Regue com metade do caldo que sobrou dos temperos, passado na peneira.

  • 8. Cubra com um papel alumínio e leve a assar em forno a 230ºC.

  • 9. Após uma hora e meia, descubra-o, regue com o caldo da assadeira e volte ao forno ainda coberto.

  • 10. Uma hora depois, descubra-o e deixe até que tome um tom dourado escuro, regando, a cada 15 minutos, com o caldo da assadeira.

  • 11. Se o caldo secar, coloque mais caldo do tempero coado.

Recheio

  • 1. Para rechear o papo do peru coloque metade do azeite em uma frigideira grande e alta, deixe derreter e junte a cebola ralada e refogue.

  • 2. Junte as passas e as castanhas e refogue um pouco mais, junte 100 gramas de farinha e mexa para que a farinha absorva os sabores e tempere com sal a gosto.

  • 3. Para rechear o corpo do peru aqueça o restante do azeite, refogue os miúdos picados (pique finamente), o restante da cebola e o alho.

  • 4. Junte 400 gramas de farinha de mandioca e deixe que doure ligeiramente, mexendo sempre.

  • 5. Tempere com sal e pimenta, acrescente o cheiro verde e desligue o fogo.

Salada de natal

Ingredientes

  • 2 molhos de rúcula;300 g de uva passa;2 mangas;
  • Azeitonas;Azeite doce à vontade;
  • Tomates cereja à vontade.

Modo de preparo

Corte os talos da rúcula e pique as folhas em pedaços grandes. Junte as uvas passas, as azeitonas, os tomates e as mangas cortadas em tiras. Ao final, misture tudo em uma saladeira. Regue a gosto com azeite doce.

Arroz de forno de natal

Ingredientes

  • 4 xícaras de arroz;
  • 1 vidro de palmito picadinho;
  • 1 lata de ervilha;1 lata de creme de leite;
  • 300 g de queijo parmesão ralado;
  • 2 gemas;2 colheres (sopa) de margarina com sal;
  • 1/2 copo de leite;
  • 1 peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 lata de molho de tomate

Modo de preparo

Cozinhe o arroz e reserve. Unte um recipiente de vidro que possa ir ao forno com margarina e polvilhe farinha de rosca. Coloque um pouco do arroz cozido e reserve. Faça um cozido com o palmito picadinho, a ervilha e 1 colher de margarina. Deixe no fogo por 5 minutos e desligue. Coloque o cozido sobre arroz reservado e cubra com mais um pouco de arroz. Faça um molho de tomate com azeitonas picadas (opcional) e misture com o peito de frango cozido e desfiado, despejando o molho por cima do arroz que está no refratário. Coloque mais uma camada de arroz e reserve. Por último faça um molho frio com as 2 colheres de margarina, a gema, o queijo parmesão ralado e o leite, mexendo bem e depois acrescente o creme de leite, colocando por cima do arroz que está no refratário. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Sirva com a salada de Natal e com carne assada.

Pavê de chocolate e creme de natal

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de leite;200 gramas de manteiga;
  • 1 lata de leite condensado;1 pacote de biscoito champanhe.

Modo de preparo

Em uma panela, misture o chocolate em pó, o açúcar e o leite. Leve ao fogo e deixe ferver. Deixe esfriar.

Prepare o creme: na batedeira bata a manteiga com o leite condensado até formar um creme homogêneo.

Em taças individuais ou em um refratário, alterne camadas de biscoitos umedecidos na calda de chocolate e camadas de creme. Por cima, despeje o que restou da calda. Leve para gelar por, no mínimo, 3 horas.

 

Você Pode Gostar