Conhecido por ser o evento cultural mais expressivo e espontâneo da comunidade local, o 9º Festival da Guavira de Bonito será realizado nos dias 26 e 27 de novembro na Praça da Liberdade (conhecida popularmente como Praça do Peixe). Haverá participação de inúmeras atrações, do município e da região.
A programação do evento, ainda não divulgada, incluirá espetáculos musicais, danças, teatro e artes plásticas, com espaço para o artesanato local e comidas típicas regionais, além de guavira (fruta), sorvetes e cachaça.
A escolha da fruta símbolo da festa surgiu vinculada à proposta de conservar os recursos naturais de Bonito, na medida em que a guavira – uma fruta nativa na região – está sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado. Fruta típica do cerrado, adocicada, ela nasce em uma planta arbustiva da família das Mirtáceas, a mesma da goiaba, da jaboticaba e da pitanga, e que brota naturalmente nos campos e pastagens.
TV Morena

