Início » Coordenadores do Projeto Rondon visitam Aquidauana

Coordenadores do Projeto Rondon visitam Aquidauana

por Redacao
0 comentários

O coordenador do projeto Rondon no Brasil, Edson Pierobon, esteve em Aquidauana na quarta-feira (20), acompanhado do oficial de Ligação do projeto Rondon/MS major Marcelo Martini Monteiro, para apresentar aos gerentes do Governo Municipal, propostas de implantação da iniciativa no município.

Recebidos pelos gerentes Francisco Roberto Rossi (Administração) e Luzia Cunha (Educação), o coordenador explicou que o “Rondon” é um projeto de integração social, conduzido pelo Ministério da Defesa, com a participação voluntária de universitários e professores na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes.

Segundo Edson Pierobon, entre as atividades realizadas pelos rondonistas como são chamados os professores e estudantes participantes, estão atividades nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho. “Dentre as atividades, os rondonistas estimulam o cooperativismo e associativismo, com a criação de hortas comunitárias, noções de preservação ao meio ambiente, entre outras”, comentou Edson Pierobon.

Segundo ele, a previsão é que o projeto seja realizado no município nas férias escolares de junho de 2011. Para a missão, devem ser enviadas duas equipes para Aquidauana, contando com 1 professor orientador e 8 alunos por equipe. “O primeiro grupo trabalhará com a comunidade Noções de Cidadania e Bem Estar e a segunda temas como Comunicação, Desenvolvimento Sustentável e Gestão Pública”, disse.

O coordenador do projeto “Rondon” lembra ainda que para o êxito das atividades, o apoio da Prefeitura é imprescindível. “Precisamos de apoio para o alojamento e de transporte dos alunos e professores durante os 15 dias de execução do projeto no município”, ressaltou.

Segundo a gerente de Educação, Luzia Cunha, a iniciativa deverá ser implantada nas comunidades indígenas ou assentamentos do município. “Haja vista a carência destas comunidades”, explicou. Segundo ela, o projeto será apresentado ao prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) para que ele dê o aval sobre parcerias.

O projeto

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

Você Pode Gostar