Início » Interdição da Estrada Parque está impedindo a retirada de gado de áreas alagadas

Interdição da Estrada Parque está impedindo a retirada de gado de áreas alagadas

por Redacao
0 comentários

O trânsito na MS-184, na rodovia conhecida como Estrada Parque, continua interrompido para veículos pesados desde o sábado (6) na altura do km 4. Na sexta-feira (5) fortes chuvas atingiram a região do Pantanal sul-mato-grossense e causaram estragos em uma ponte. O problema está impedindo a retirada de gado de áreas alagadas, segundo fazendeiros locais.

Cheia dificulta retirada do gado em fazendas de Mato Grosso do Sul

Cheia dificulta retirada do gado em fazendas de Mato Grosso do Sul

Segundo Luiz Anache, coordenador da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos) em Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande, as águas causaram problemas na cabeceira da ponte de madeira. Com isso, caminhões estão impedidos de passar pelo local. A expectativa é que seja feito reparo na estrutura ainda nesta semana.

Motivos – “Fizemos interdição do tráfego de pesados na sexta-feira (5). O problema está na cabeceira da ponte, mas, como não choveu na região desde a sexta-feira, vamos ver se conseguimos tirar material da cascalheira para recompor a cabeceira da ponte”, explica Anache.

Ainda segundo o coordenador, o problema não é executar o serviço na ponte, mas, sim, conseguir material para realizar o aterro.

“O solo estava muito úmido e não conseguíamos entrar com máquina pesada na cascalheira para retirar material. Mas ainda hoje (10) vamos conseguir entrar na cascalheira para pegar aterro e cascalho para recuperar a ponte”, detalha.

Mais longe – Com a interdição, caminhões estão desviando pelo Distrito de Albuquerque, acessando a MS-228. Isso aumenta em 100 quilômetros o trajeto até a BR-262.

De acordo com Anache, a situação prejudica produtores rurais que utilizam a MS-184 e passam pela ponte do km 4 para retirar gado. “O Pantanal está enchendo e os fazendeiros estão retirando os bois das áreas alagadas, mas agora a única opção que eles têm é a MS-228”, finaliza.

Toda vez que chove, produtores rurais e empresários da região enfrentam graves problemas de tráfego. No entanto, a solução, tanto para a MS-184, quanto para a MS-228, só poderá ocorrer mediante autorização judicial.

Isso porque a Agesul fez auditoria na estrada e descobriu que uma empresa paga para executar obras na via não executou o serviço conforme o contrato. Além disso, a estrada virou alvo de investigação da Operação Lama Asfáltica. Com tudo isso, o MPE/MS (Ministério Público Estadual) passou a exigir que só poderá mexer na via quem tiver autorização judicial. Com informações do campograndenews

Você Pode Gostar