Início » Eleitores de Sidrolândia voltam às urnas no dia 3 de março

Eleitores de Sidrolândia voltam às urnas no dia 3 de março

por Redacao
0 comentários
Os eleitores de Sidrolândia voltarão às urnas no próximo dia 3 de março para escolher o prefeito do município, conforme resolução publicada nesta terça-feira pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).  O pleito ocorrerá sem a participação do ex-prefeito Enelvo Felini (PSDB) que, embora tenha vencido as eleições de outubro, teve o registro de sua candidatura indeferido por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
De acordo com as regras do TRE-MS, as convenções partidárias destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos, serão realizadas até 15 de janeiro.
A resolução reza que poderá concorrer como candidato o eleitor que possuir domicílio eleitoral no município pelo prazo de, no mínimo, um ano antes da data da nova eleição e estiver com a filiação deferida pelo partido político no mesmo prazo.
Um dos pré-candidatos à prefeitura de Sidrolândia, atualmente administrada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Peres (PSDB), é Acelino Cristaldo (PMDB), o segundo colocado em 7 de outubro.
Durante as eleições municipais de outubro, Enelvo recebeu 50,25% dos votos válidos, mas como foi superior a 50% da votação, a Justiça Eleitoral convocou nova eleição. O ex-prefeito chegou a ser diplomado durante cerimônia ocorrida no mês passado, mas teve suas expectativas frustradas por causa da punição imposta pelo TSE.
FUNDEF
Enelvo teve o registro de sua candidatura indeferido pelo TSE por ter tido, em 2003, contas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), da época em que era prefeito.
O balanço é referente ao Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), hoje Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
A defesa do prefeito eleito entrou com embargos de declaração na Corte Superior Eleitoral para reverter o indeferimento, mas os recursos ainda não foram julgados.
A última decisão da Justiça Eleitoral estadual seguiu orientação da presidente do TSE, Cármen Lúcia Antunes Rocha, publicada no dia 26 do mês passado. No despacho, a ministra informou que “a pendência de julgamento de embargos de declaração não obsta os preparativos para a realização das eleições suplementares”.
Enelvo afirmou que está sendo vítima de “arrumações interesseiras”, pois não houve desvio de recursos. “Só agora que alguém conseguiu arrumar isso para me incomodar. Infelizmente me pegaram em um descuido e também tivemos falha para recorrer no tempo certo. Vou recorrer até as últimas instâncias para tentar fazer mandato com a vontade popular”, disse.

Você Pode Gostar