Início » Evento festeja os 100 anos de montanhismo no Brasil

Evento festeja os 100 anos de montanhismo no Brasil

por Redacao
0 comentários

Em 2012 vai fazer 100 anos que o montanhismo começou a ser praticado no Brasil, tendo como marco simbólico a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos (RJ). E para festejar o centenário, a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) e a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ) estão organizando a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, um grande evento que vai acontecer no Rio de Janeiro, entre 23 de abril e 1º de maio de 2012.

A cidade do Rio de Janeiro é o maior centro de montanhismo em área urbana no planeta, com mais de 1.200 vias (rotas) de escalada e centenas de trilhas para caminhada de fácil acesso, com alta qualidade. “O montanhismo brasileiro irá demonstrar sua cultura e história nesse evento inédito que irá quebrar paradigmas e mostrar a imagem de um Brasil sustentável”, explica Delson de Queiroz, Presidente da FEMERJ.

Além de reunir toda a comunidade de montanhistas e admiradores em geral, a CBME e a FEMERJ têm, por meio do evento, outros dois objetivos importantes: (1) honrar o compromisso das entidades com a ética de montanha e a proteção do meio ambiente e (2) organizar o futuro do montanhismo e da escalada no Brasil. Por isso, a Semana vai congregar uma série de eventos:

2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada

2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil

1º Encontro de Pesquisas Sobre Uso e Conservação de Montanhas

25ª Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM)*

Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva

Cine Montanha na Praça*

Curso: Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo

Exposição “Cem Anos de Montanhismo no Brasil”*

Exposição fotográfica*

Palestras com atletas internacionais convidados

Workshops de segurança em escalada

* eventos gratuitos e abertos ao público em geral

Os eventos irão acontecer no Bairro da Urca, importante point de escalada do Rio e do Brasil. Para mais informações, acesse o site www.semanademontanhismo.com.br ou contate Kika Bradford ( kikabradford@gmail.com)

terra

Você Pode Gostar