
No Pantanal e sudoeste, Corumbá deve ter de 17°C a 27°C, Aquidauana de 16°C a 27°C e Porto Murtinho de 15°C a 23°C – Foto: Arquivoo
Mato Grosso do Sul terá um fim de semana marcado por instabilidade, queda nas temperaturas e ventos fortes. A mudança no tempo começa nesta sexta-feira (19), com o avanço de uma nova frente fria sobre o Estado. O sistema deve favorecer aumento de nebulosidade, chuva e tempestades em várias regiões, principalmente ao longo desta sexta.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria atua junto com cavados e uma área de baixa pressão atmosférica, combinação que favorece a formação de instabilidades.
Hoje, as pancadas de chuva podem ser mais intensas e vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo. No sábado, ainda há previsão de chuva em algumas áreas, mas com menor abrangência e intensidade. A partir de domingo, o tempo volta a ficar mais estável, com sol e variação de nebulosidade, mas as temperaturas seguem em queda, principalmente durante a madrugada e ao amanhecer.
Em Campo Grande, a sexta-feira deve ter mínima de 17°C e máxima de 27°C, com possibilidade de chuva. No sábado, os termômetros caem mais, variando entre 13°C e 18°C. No domingo, a Capital deve registrar mínima de 12°C e máxima de 25°C, com tempo mais aberto.
No interior, a sexta-feira terá temperaturas mais baixas no sul do Estado. Em Dourados, a previsão é de 13°C a 24°C. Ponta Porã deve variar entre 14°C e 18°C, enquanto Iguatemi terá mínima de 13°C e máxima de 18°C. Três Lagoas deve registrar de 14°C a 28°C, Paranaíba de 14°C a 30°C, Camapuã de 17°C a 30°C e Coxim de 18°C a 31°C. No Pantanal e sudoeste, Corumbá deve ter de 17°C a 27°C, Aquidauana de 16°C a 27°C e Porto Murtinho de 15°C a 23°C.
No sábado, a massa de ar frio ganha força. Iguatemi deve ter uma das menores mínimas do dia, com 8°C e máxima de 17°C. Dourados terá mínima de 9°C e máxima de 19°C. Em Ponta Porã, a previsão é de 10°C a 15°C. Campo Grande fica entre 13°C e 18°C. Também devem registrar temperaturas mais amenas Porto Murtinho, com 11°C a 20°C, Aquidauana, com 12°C a 21°C, e Anaurilândia, com 12°C a 20°C. Em Três Lagoas, os termômetros variam entre 13°C e 20°C. Coxim e Camapuã ficam entre 16°C e 23°C e 15°C e 23°C, respectivamente. Corumbá deve registrar de 15°C a 23°C.
No domingo, primeiro dia do inverno, o tempo tende a ficar mais firme, mas o frio segue no início do dia. Iguatemi deve registrar a menor mínima entre as principais cidades monitoradas, com 7°C e máxima de 20°C. Dourados terá mínima de 8°C e máxima de 22°C. Porto Murtinho deve marcar 10°C a 27°C, Aquidauana 11°C a 26°C e Ponta Porã 11°C a 20°C. Em Três Lagoas, a previsão é de 12°C a 24°C. Campo Grande deve variar entre 12°C e 25°C. Corumbá terá de 14°C a 29°C, Paranaíba de 14°C a 27°C, Camapuã de 14°C a 28°C e Coxim de 15°C a 30°C.
O alerta principal, porém, fica para a próxima semana. Entre segunda e terça-feira, uma frente fria mais intensa deve avançar sobre Mato Grosso do Sul, novamente com previsão de chuva e tempestades. Depois disso, entre os dias 24 e 26 de junho, a queda nas temperaturas deve ser acentuada, com mínimas entre 0°C e 2°C, especialmente na metade sul do Estado.
O Cemtec aponta que há potencial para ocorrência de geada em algumas localidades. O sistema pode provocar a onda de frio mais intensa de 2026 até agora em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de registrar as menores temperaturas do ano.
Os municípios com maior chance de figurar entre os mais frios são os das regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Entram nesse grupo cidades como Iguatemi, Amambai, Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Dourados, Maracaju e áreas próximas.
Na madrugada desta sexta, conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a menor temperatura informada foi em Amambai, com 10,8°C. Também fez frio Nhecolândia, em Corumbá, e Laguna Carapã, ambas com 12,4°C. Ponta Porã marcou 13,0°C. Maracaju e Sete Quedas registraram 13,2°C. Iguatemi teve 13,5°C, Bandeirantes marcou 13,9°C e Dourados registrou 14,0°C. Em Campo Grande, a mínima foi de 19,1°C, mas a sensação térmica chegou a 11,1°C.
Os ventos devem atuar com velocidade entre 30 km/h e 50 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais acima de 50 km/h. A tendência para os próximos dias também indica acumulados de chuva entre 30 mm e 90 mm até 4 de julho, principalmente nas regiões centro-sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul.

