
Museu de Arte Pantaneira reabriu suas portas para receber a sociedade, turistas e visitantes – Foto: Divulgação/PMA
“Uma noite memorável”, definiu o prefeito Odilon Ribeiro, ao descerrar com as autoridades e convidados a placa de reinauguração da revitalização do Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros”, ontem (28).
Com uma programação festiva, uma noite cultural repleta de artistas e artesãos de Aquidauana, Anastácio e região, o Museu de Arte Pantaneira reabriu suas portas para receber a sociedade, turistas e visitantes.
Construído em 1918, o museu encontrava-se fechado desde 2012 e em condições precárias, necessitando de uma grande intervenção em sua estrutura predial, desde o telhado ao chão.
Durante a solenidade, o prefeito Odilon explicou a luta travada por ele e pela Câmara Municipal desde o início do seu primeiro mandato em 2017, na busca por recursos para a reforma do museu e agradeceu a parceria do deputado federal Beto Pereira, no ato representado pelo assessor Thiago Gonçalves.

Primeira dama Maria Eliza e prefeito Odilon Ribeiro no Museu de Arte Pantaneira – Foto: Divulgação/PMA
“Com muita receptividade, o deputado federal Beto Pereira nos recebeu em Brasília, nos levou para uma reunião no Ministério do Turismo (MTur) e de lá pra cá, conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Em 2019, o deputado Beto destinou uma emenda e conseguiu a liberação desse recurso via MTur. Com o esse recurso da emenda, nós dobramos a contrapartida para fazer essa maravilha que está sendo reinaugurada hoje. Entramos com nossas equipes aqui, com força total para organizar o acervo e finalmente reabrir as portas do museu”, relatou o prefeito Odilon Ribeiro.
Na noite cultural de reinauguração, com o Museu de plano de fundo, se apresentaram no palco a Banda Municipal de Aquidauana, o poeta e escritor prof. dr. Agenor Martinho Correa, o coral grupo Bella Idade, grupo de dança paraguaia Las Fronteiriças e a orquestra Indígena Teko Arandu, do Instituto Ressoarte.
Na cerimônia, a Administração Municipal também entregou uma placa de homenagem e reconhecimento à diversas personalidades da cultura aquidauanense, escritores, pesquisadores, historiadores, fotógrafos, artistas, poetas e artesãos que contribuíram com a reabertura do museu. Prestigiaram a solenidade vereadores, secretários municipais e demais autoridades civis e militares da cidade.

Construído em 1918, o museu encontrava-se fechado desde 2012 – Foto: Divulgação
Atendimento – O Museu de Arte Pantaneira está sob responsabilidade da Prefeitura de Aquidauana, é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A entrada e visitação ao museu é gratuita e a partir do dia 04 de setembro, o museu estará aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, inclusive, funcionando no horário do almoço. Já aos sábados, as visitas deverão ser agendadas com antecedência pelo telefone: 3240-1400 (ramais 1572 ou 1573).

