
Frentista abastece carro em posto de combustível – Foto: Pietra Dorneles/Midiamaxuol
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) realizou fiscalizações em 15 estados brasileiros entre os dias 20 e 23 de janeiro. As visitas revelaram irregularidades em estabelecimentos de Mato Grosso do Sul.
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao manuseio correto dos produtos.
Além disso, as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as movimentações dos combustíveis também foram verificados.
A ANP também participou da Operação Naphtos, em Ponta Porã, com o objetivo de combater empresas suspeitas de utilizar estruturas de fachada para o manuseio irregular de substâncias químicas. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal.
O que foi encontrado em MS
Em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, dois postos de combustíveis, seis TRR (transportadores-revendedores-retalhistas), uma distribuidora de combustíveis e dois agentes não regulados (indústrias químicas) foram fiscalizados.
Segundo a ANP, foram lavrados três autos de infração, três de interdição e coletadas 13 amostras de combustíveis para análise em laboratório.
Em relação à Operação Naphtos, o alvo foi combate ao desvio de nafta para utilização como combustíveis em postos revendedores.
A nafta é um derivado líquido do petróleo, volátil e incolor, com faixa de ebulição próxima à da gasolina, usado principalmente como matéria-prima petroquímica, para a produção de plásticos, ou para formular gasolina. Fonte: Midiamaxuol

