Início » Israel e Gaza celebram após anúncio de cessar-fogo

Israel e Gaza celebram após anúncio de cessar-fogo

Trégua prevê retirada parcial de tropas israelenses e libertação de reféns nos próximos dias

por Redacao
0 comentários

Crianças palestinas celebram em Deir al-Balah, centro de Gaza – Foto: 9/10/2025  Reuters/Dawoud Abu Alkas

Israelenses e palestinos celebravam na quinta-feira após o anúncio de um cessar-fogo e de um acordo sobre reféns na primeira fase da iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a guerra em Gaza.

Os dois inimigos endossaram publicamente o acordo e esperava-se que o assinassem no resort de praia egípcio de Sharm el-Sheikh, embora não tenha havido confirmação oficial imediata de que a assinatura havia ocorrido.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o cessar-fogo entraria em vigor assim que fosse ratificado pelo governo israelense, que se reuniria após um encontro do gabinete de segurança.

O coordenador de reféns de Israel, Gal Hirsch, disse que a lista dos prisioneiros palestinos a serem libertados ainda estava sendo elaborada.

Moradores de Gaza relataram uma série de ataques aéreos na Cidade de Gaza no momento em que o acordo deveria ser assinado.

Cessar-fogo, retirada e libertação de reféns

Segundo o acordo, os combates cessarão, Israel se retirará parcialmente de Gaza e o Hamas libertará os reféns que capturou no ataque que provocou a guerra, em troca de prisioneiros mantidos por Israel.

Uma fonte informada sobre os detalhes do acordo disse que as tropas israelenses começariam a se retirar dentro de 24 horas após a assinatura do acordo.

A libertação de todos os 20 reféns israelenses que ainda se acredita estarem vivos em Gaza é esperada para domingo ou segunda-feira, afirmou uma autoridade israelense. Outros 26 reféns foram declarados mortos e o destino de dois deles é desconhecido. O Hamas indicou que pode levar algum tempo para recuperar os corpos espalhados por Gaza.

Os palestinos e as famílias dos reféns israelenses começaram a comemorar muito após a notícia do pacto.

Você Pode Gostar