Início » Miranda sediou a 1ª Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER

Miranda sediou a 1ª Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER

por Redacao
0 comentários

Secretaria Municipal de Agricultura de Miranda recepcionou representantes de vários municípios da região — Corumbá, Ladário, Campo Grande, Bonito, Anastácio, Aquidauana e Bodoquena  – Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal

A Prefeitura de Miranda, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, foi parceira e anfitriã da 1ª Conferência Regional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

Durante a abertura do evento, o secretario de Agricultura do Município de Miranda, Wilson Santos agardeceu a participação de todos os participantes dos órgãos governamentais e, também dos representantes dos assentamentos, comunidades indígenas das cidades representadas na Conferencia.

Secretário Wilson  Santos, o secretário-executivo Humberto Mello Pereira e a vice-prefeita de Miranda Elange Ribeiro – Foto: Redes Sociais

O encontro contou com a presença de representantes de vários municípios da região — Corumbá, Ladário, Campo Grande, Bonito, Anastácio, Aquidauana e Bodoquena — além de associações, cooperativas, assentamentos e caciques indígenas. Também participaram órgãos e instituições parceiras como AgraerImasulIagro, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e as secretarias de agricultura das cidades convidadas.

Estiveram presentes a vice-prefeita Elange Ribeiro, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Miranda Wilson dos Santos, o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais de MS Humberto Mello Pereira, o coordenador regional da Agraer de Anastácio Olcy Guilherme Pompeo Sanches e o cacique da Aldeia Argola Edelson Antônio, que representou todos os caciques das aldeias de Miranda.

O encontro integra a 1ª Conferência Estadual de ATER – Agricultura Familiar de MS, que envolve as conferências estaduais, regionais e temáticas indígenas de Assistência Técnica e Extensão Rural. O lema do evento é “Mais ATER, mais vida no campo” e a programação acontece no período de julho a setembro de 2025.

Em sua fala, a vice-prefeita Elange Ribeiro agradeceu ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck e destacou a presença do secretário-executivo Humberto Mello Pereira na abertura da conferência, reconhecendo o trabalho que vêm desenvolvendo em todo o Estado e pela realização do evento em Miranda. Em seguida, ressaltou a colaboração fundamental do secretário municipal Wilson dos Santos e de sua equipe, que tiveram papel essencial para viabilizar a conferência no município.

Secretario de Agricultura do Município de Miranda, Wilson Santos agardeceu a participação de todos os participantes –  Foto: Aureo Audi/Gazeta do Pantanal

Elange enfatizou ainda que o dia foi de muito trabalho e produtividade, para fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, encerrando sua fala reafirmando o compromisso da gestão municipal com o sucesso do evento.

Segundo Humberto Mello Pereira, “foi um importante momento para qualificar o trabalho feito pela Assistência Técnica e Extensão Rural, através da Agraer, do Senar e de outras instituições. Miranda deu todo o apoio para realizarmos esse encontro, discutindo políticas públicas voltadas à agricultura familiar”.

Com a acolhida de Miranda, o município se destacou como ponto de referência para a valorização do produtor rural e o fortalecimento da agricultura familiar no Estado.

Você Pode Gostar