Início » Confiança dos empresários do comércio de Campo Grande registra segunda queda consecutiva

Confiança dos empresários do comércio de Campo Grande registra segunda queda consecutiva

por Redacao
0 comentários

Foto: Reprodução

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Campo Grande recuou pelo segundo mês consecutivo e fechou junho de 2025 em 97,6 pontos, abaixo da linha dos 100 que separa otimismo de pessimismo. O dado, levantado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela uma piora na percepção dos comerciantes sobre o momento atual e suas expectativas para o futuro próximo.

Na comparação com maio, a retração foi de 1,6%. Já em relação a junho do ano passado, a queda foi mais expressiva: -9,6%. A maioria dos subíndices que compõem o ICEC apresentou variação negativa na comparação com o mês anterior. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) registrou queda de 6,1%, refletindo a avaliação mais crítica dos empresários sobre a economia, o setor e suas próprias empresas.

Segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira, o resultado reflete um cenário de cautela. “A percepção dos empresários é de que a economia ainda não dá sinais concretos de retomada. Apesar de algumas expectativas positivas com o segundo semestre, especialmente em relação ao Dia dos Pais e ao fim do ano, o cenário atual ainda é de desafio, especialmente para os pequenos negócios”, explica.

Outro dado que reforça a cautela dos empresários é o Indicador de Contratação de Funcionários, que caiu 4,2% em relação ao ano anterior, marcando 119,1 pontos. Apesar disso, 64,6% dos entrevistados ainda afirmam que pretendem contratar nos próximos meses, mesmo que de forma moderada.

A pesquisa do ICEC é mensal e representa a percepção de empresários do comércio varejista da capital sul-mato-grossense sobre as condições econômicas atuais, expectativas futuras e propensão a investir. O levantamento de junho foi realizado nos últimos dez dias de maio, com base em entrevistas com empresas de diferentes portes e setores de atividade.

Confira a pesquisa na íntegra: ICEC_junho (1)

Você Pode Gostar