
Ex-governadores Zeca do PT e Azambuja se cumprimentam na abertura do festival – Foto: Silvio de Andrade
Com a presença de dois ex-governadores do Estado – José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e Reinaldo Azambuja -, foi aberta na noite desta quinta-feira a 18ª edição do Festival América do Sul, em Corumbá. O público começou tímido, mas foi chegando em grupos de famílias, descendo as ladeiras a pé, e lotou o porto geral com o início dos shows.
Este ano, o festival concentrou suas múltiplas atividades na orla portuária, valorizando o patrimônio histórico representado pelo Casario do Porto, o Rio Paraguai e a natureza, que se descortina logo à frente da cidade com as belezas do Pantanal. O evento promovido pelo Governo do Estado deve atrair mais de 80 mil pessoas até domingo.
A cerimônia de abertura, realizada no segundo palco (na área da Ferradura, em frente ao Casario do Porto), foi prestigiada pelo ex-governador Zeca do PT, hoje deputado estadual, que idealizou o Festival América do Sul em 2004. O festival foi mantido pelos demais governadores, dentre os quais Reinaldo Azambuja, também presente.
“Esse cara aqui foi um visionário e criou o Festival América do Sul”, disse o deputado corumbaense Paulo Duarte, apontando para Zeca do PT. “O festival hoje está em sua 18ª edição porque os governadores que o sucederam o mantiveram como projeto de Estado e não de governo”, acrescentou.
Virada de chave – Reinaldo Azambuja também falou e destacou a estrutura montada no Porto Geral e uma programação diversificada que mantém o festival, cada vez mais, aproximando os povos latinos por meio da cultura numa cidade que inspira latinidade pelo curso do Rio Paraguai. “Estou muito feliz de ver a beleza desse festival”, disse.
Para o prefeito de Corumbá, Gabriel de Oliveira, a realização do festival no porto geral “é uma virada de chave” dentro de um projeto mais amplo de recuperação da orla portuária para se tornar um espaço de lazer, entretenimento e turismo. “Esse é o olhar diferenciado do governador Riedel com Corumbá”, frisou.
Ao final, foram premiados os alunos da rede pública de ensino vencedores do Concurso Soy Loco Por Ti América, que este ano teve como tema o Forte Coimbra. Fonte: Campo Grande News

