GAZETA_ESTADO DO PANTANAL

 

Início » Lula está lúcido e orientado, sob cuidados semi-intensivos, diz boletim médico

Lula está lúcido e orientado, sob cuidados semi-intensivos, diz boletim médico

Presidente fez uma cirurgia de emergência na terça para drenar hematoma na cabeça e, na quinta passou por um procedimento complementar para evitar um novo sangramento na cabeça.

por Redacao
0 comentário

Foto: Divulgação

O presidente Lula está lúcido e orientado, segundo boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira (13) pelo Hospital Sírio Libanês. Ele alimentou-se normalmente e caminhou pelos corredores do hospital. O presidente segue internado, mas agora sob cuidados semi-intensivos.

Já havia essa previsão, dada pelos médicos na quinta-feira (12), de que seria reduzida a monitorização dos parâmetros de saúde dele, que era feita, até então, de forma intensiva, como em uma UTI. Lula, no entanto, continuaria nomesmo quarto do hospital, segundo a equipe médica.

“O que define hoje o cuidado de UTI do presidente e também de qualquer outro paciente é a monitorização contínua, que, para o leigo, são aqueles dispositivos que a gente prega no peito e aparecem lá na televisãozinha os gráficos. Então, hoje, o presidente está sendo monitorizado. A partir do momento em que a gente tira essa monitorização contínua, significa que ele não está mais sob os cuidados de UTI. Mas, em relação ao espaço físico onde hoje o presidente está alojado, ele vai permanecer no mesmo espaço físico, apenas o que vão mudar serão os cuidados”, afirmou a infectologista Ana Helena Germoglio, em entrevista à imprensa na quinta.

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

Boletim de Lula da manhã de 13 de dezembro — Foto: Reprodução

Na quinta, ele passou por um procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. No fim do dia, o dreno intracraniano que havia sido colocado no local da cirurgia de terça foi retirado.

A previsão de alta está mantida para o início da semana que vem, na segunda ou terça-feira. Segundo a equipe médica, o exame neurológico do presidente está normal. A única recomendação é de repouso relativo para que ele não faça esforço físico e evite estresse emocional. – Fonte: G1

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal