TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO_GESTAO 2023_2024_DEZEMBRO

 

Início » Informativo do legislativo de Miranda

Informativo do legislativo de Miranda

por Redacao
0 comentário

Vereadora Elange (PSD) requereu cursos de inclusão produtiva na área indígena

Cursos de inclusão produtiva para mulheres são essenciais para promover autonomia econômica, reduzir desigualdades de gênero e fortalecer o papel feminino no mercado de trabalho e na sociedade. Esses cursos proporcionam capacitação profissional e acesso a habilidades valorizadas, possibilitando que as mulheres explorem novas áreas de atuação e conquistem melhores oportunidades de emprego ou desenvolvam seus próprios negócios, em todas as localidades, mas em especial nas comunidades indígenas, visto a dificuldade de deslocamento para participar de cursos na área urbana.

Foto: Divulgação

Além disso, a inclusão produtiva feminina impacta positivamente a economia como um todo, já que a entrada de mais mulheres no mercado promove o aumento da renda familiar, o consumo e o desenvolvimento local. Mulheres capacitadas economicamente tendem a investir mais em educação, saúde e bem-estar para suas famílias, gerando um ciclo virtuoso de crescimento e qualidade de vida.

Esses cursos também são fundamentais para combater a exclusão social e a pobreza. Muitas mulheres enfrentam barreiras econômicas e sociais, como falta de acesso à educação formal e carga de trabalho doméstico não remunerado, que limitam suas oportunidades de inserção no mercado. Através da inclusão produtiva, elas podem desenvolver habilidades técnicas, competências empreendedoras e redes de apoio, fortalecendo sua capacidade de liderança e participação econômica.

Por fim, cursos de inclusão produtiva ajudam a empoderar mulheres indígenas, contribuindo para que assumam mais papéis de liderança e participação ativa na sociedade. Com isso, é possível avançar em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o potencial de todas as pessoas é valorizado e aproveitado.

Perfuração de poços artesianso nas comunidades indígenas Kinikinau

A perfuração de poços nas comunidades indígenas é essencial para garantir o acesso a uma fonte segura e contínua de água, um recurso fundamental para a saúde, a dignidade e a qualidade de vida dessas populações. Nessas condições, a construção de poços oferece uma solução sustentável para garantir a segurança hídrica e reduzir a dependência de sistemas de abastecimento externos, como a dependência de caminhões pipa.

Além disso, a falta de acesso adequado à água impacta diretamente a saúde das comunidades indígenas, aumentando a vulnerabilidade a doenças causadas por consumo de água contaminada e dificultando práticas de higiene básicas. A presença de um poço pode reduzir esses riscos, permitindo um estilo de vida mais saudável e fortalecendo a resiliência dessas comunidades. Também possibilita o desenvolvimento de atividades agrícolas e de pesca de subsistência, que são fundamentais para a autonomia e segurança alimentar das comunidades.

Finalmente, a perfuração de poços respeita a autonomia cultural das comunidades, pois permite que elas gerenciem suas próprias fontes de água de forma sustentável, preservando seus territórios e modo de vida. O acesso à água potável é um direito humano e essencial para a dignidade e bem-estar dessas comunidades, sendo, portanto, um passo fundamental para a garantia de justiça social e ambiental de pessoas que há anos sofrem com a ausência de água.

Vereador André Vedovato (PSD) soliictou pintura dos redutores de velocidade e pintura das sinalizações horizontais do canteiro central da avenida João Pedro Pedrossian

A reforma do canteiro central, bem como a pintura dos redutores de velocidade e das sinalizações horizontais na Avenida João Pedro Pedrosian, é uma medida essencial para garantir a segurança no trânsito e a qualidade da infraestrutura da via.Com o desgaste da sinalização e a falta de visibilidade dos redutores de velocidade, há um risco de acidentes, principalmente em horários de maior fluxo ou à noite. A execução dessas melhorias, além de promover a segurança imediata, ajuda na preservação da infraestrutura viária, prevenindo o desgaste excessivo da pavimentação e prolongando a vida útil da avenida, o que, a longo prazo, reduz os custos de manutenção.

Portanto, essa reforma, é uma ação essencial para garantir a segurança dos cidadãos e a boa conservação da infraestrutura urbana.

Vereadora Dayalen Roas (PP) requereu a mudança da Estação de Trtamento de Rede de Esgoto (ETE), para outra localidade

A atual estação de tratamento de esgoto está com sua capacidade operacional abaixo da necessidade do município, que tem atualmente diversas demandas para ampliação de rede de esgoto que não podem ser realizadas em decorrência da insuficiência operacional da atual unidade, causando infortúnios aos munícipes, além de que a localização da atual E.T. E fica em um local de trânsito intenso de veículos e pedestres, com diversas residências, comércios, além de funcionar uma Escola Estadual e um Posto de Saúde na região, o que está gerando uma série de reclamações e inconvenientes devido ao mau cheiro que advém do local.

Considerando o exposto e diante das reclamações dos munícipes que solicito providências para a mudança do local da referida Estação de Tratamento de Esgoto.

Fonte alternativa de água, devido ao alto consumo de água

Não é novidade para ninguém que a água é um recurso que, apesar de renovável, é finito. Isso quer dizer que um dia, o nosso líquido precioso pode acabar, e é por isso que a preservação se faz tão relevante.

Nesse sentido, o uso de fontes alternativas de água para o consumo aparece como uma boa prática parapreservar esse recurso natural preservar esse recurso natural e proporcionar que as novas gerações continuem usufruindo dele.

Pensando nisso sugiro uma produção alternativa de água, devido ao alto consumo de água.

Vereador Chicão (PSD) solicitou que seja feito o calçamento ao redor do estádio de futebol Nelson Fonseca Farias

O calçamento ao redor do estádio de futebol Nelson Fonseca Farias é uma necessidade  que trará diversos benefícios tanto para a comunidade local quanto para os frequentadores do estádio. A falta de calçamento adequado expõe pedestres a acidentes, principalmente em dias de chuva, quando o terreno pode ficar escorregadio e com formação de lama. O calçamento diminuirá os riscos de quedas e outros incidentes.

Diante dessas razões, a pavimentação ao redor do Estádio Nelson Fonseca Farias se faz não apenas necessária, mas essencial para garantir um espaço público seguro, acessível e valorizado para todos.

Vereador Nilton Medeiros (PSB) solicitou cercamento com troca de areia e instalação de arquinbancadas na quadra de areia ao lado do campo de futebol Piranhão

Este vereador é conhecedor que já existe um cercamento no campo de futebol, porém não existe cercamento na quadra de areia existente ao lado, o que vem gerando transtornos aos usuários do local.

Sugiro a troca da areia, pois muitos animais domésticos passam pelo local deixando a mesma contaminada e a colocação de arquibancadas o público poder prestigiar os jogos com mais comodidade.

Vereador Marcão (MDB) reivindicou a instalação de locos sextavados nos becos do Jardim Centenário, bairro Nova Miranda

Moradores do local solicitaram a intervenção deste vereador, no sentido de que vossa Excelência determinasse ao setor competente a pavimentação com bloquetes sextavados nos becos do Jardim Centenário.

Tal melhoria beneficiará os moradores com a valorização de seus imóveis, bem como, melhorar também a qualidade de vida, acabando com o desconforto provocado pela falta desse benefício.

Solicito a aprovação dessa benfeitoria pelos nobres pares.

Vereador Emiliano Martins (PT) solicitou emenda parlamentar destinada a aquisição de uma patrulha agrícola (trator com grade e implementos)

Um trator com grade é uma excelente opção para atender às necessidades da agricultura familiar. A grade acoplada ao trator é usada para preparar o solo, o que é essencial para o desenvolvimento saudável das plantas.

Esse tipo de equipamento ajuda a otimizar o tempo e aumenta a eficiência das práticas agrícolas, como plantio e controle de ervas daninhas, tornando-se uma ferramenta essencial para o agricultor familiar.

Essa aquisição será de grande utilidade para as famílias que necessitam produzir o seu sustento.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal