Início » Campo Grande celebra a diversidade cultural e religiosa com a “Noite das Marias”

Campo Grande celebra a diversidade cultural e religiosa com a “Noite das Marias”

por Redacao
0 comentário

O evento acontecerá na histórica Praça do Preto Velho no dia 19 de Agosto às 18:00 horas – Foto: Reprodução

A cidade de Campo Grande está prestes a vivenciar uma noite de celebração, reflexão e respeito à diversidade cultural e religiosa, com a aguardada “Noite das Marias”. O evento, que acontecerá na histórica Praça do Preto Velho no dia 19 de Agosto às 18:00 horas, busca promover o conhecimento e o entendimento sobre a linha da esquerda da Umbanda, com foco nas entidades Exus e Pombogiras.

 A “Noite das Marias” é uma iniciativa do militante de axé e defesa dos direitos humanos Targino, que visa proporcionar um espaço de diálogo e aprendizado sobre as tradições e crenças afro-brasileiras presentes na Umbanda. O evento será uma gira comunitária em praça pública, com mais de 35 casas confirmadas para participarem do evento, a “Noite das Marias” representa um esforço conjunto para fortalecer os laços entre as diversas comunidades religiosas e culturais de Campo Grande, reafirmando o compromisso com a convivência harmoniosa e a troca de experiências.

A organização do evento se compromete com a segurança, a ordem e a preservação do patrimônio público, assumindo a responsabilidade por quaisquer impactos decorrentes da realização.

 A Umbanda é uma religião rica em história e tradição, e a linha da esquerda, representada pelos Exus e Pombogiras, desempenha um papel fundamental nesse contexto, de mostrar que mesmo com as perseguições, dores e ataques, podemos ser fortes e conquistar tudo o que almejamos”, destaca Targino. “Nossa intenção é compartilhar o conhecimento e as práticas dessas entidades de forma respeitosa e inclusiva, fomentando a compreensão mútua entre diferentes crenças.”

 Durante a “Noite das Marias”, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a Umbanda e sua ligação com as raízes africanas, por meio dos guias espirituais que em praça pública estarão manifestados. Além disso, haverá membros experientes da comunidade umbandista, abordando temas como a história da religião, os fundamentos da linha da esquerda e os mitos associados às entidades Exus e Pombogiras.

A Praça do Preto Velho fica na Avenida Fábio Zahran, local muito importante para a cultura afro-brasileira – Foto: Reprodução

 

A Praça do Preto Velho, escolhida como local para o evento, possui um significado histórico especial para a comunidade afrodescendente de Campo Grande. Sua localização central e de fácil acesso proporciona um ambiente propício para a realização de um evento inclusivo, que visa promover a tolerância e o respeito às diferentes tradições religiosas e culturais presentes na cidade. A comunidade de Campo Grande está convidada a participar da “Noite das Marias” e a vivenciar uma noite enriquecedora de aprendizado, reflexão e celebração da diversidade cultural e religiosa que caracteriza nossa cidade.

Praça do Preto Velho

A Praça do Preto Velho fica na Avenida Fábio Zahran, local muito importante para a cultura afro-brasileira. Nela existe uma estátua do Preto Velho no meio da praça, esse ano ela completou 20 anos de existência com várias atrações.

Nela também encontramos uma quadra poliesportiva e uma pista para caminhada. Lugar rodeado de verde, muitas árvores e vários bancos para se sentar e bater um ótimo papo com amigos. Nela também é realizado eventos como shows e atividades para a população. Com informações da Ascom

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal