Início » UFMS realiza 9ª Semana Nacional do Livro em Aquidauana

UFMS realiza 9ª Semana Nacional do Livro em Aquidauana

por Redacao
0 comentários

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana, realiza de 17 a 21 de outubro, a 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS.

Nesta 9ª Semana, o Sistema de Bibliotecas oferece diferentes atividades culturais com o objetivo de promover a biblioteca, o livro e estimular o hábito da leitura. O evento é inteiramente gratuito, com atividades presenciais e virtuais, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.

A 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFMS acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) de Aquidauana.

No ato de abertura, realizado na segunda-feira (17), no campus II da UFMS, em Aquidauana, esteve presente a diretora do campus Prof. Drª. Ana Grazieli, secretário de Cultura e Turismo – Youssef Saliba e o diretor do Museu de Arte Pantaneira – Isac Luiz, professores, técnicos e acadêmicos da universidade. A abertura teve duas apresentações culturais: A Banda de Percussão Prof. Gerson Carlos Russi (Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR)) e o Grupo de Danças Las Fronteiriças, que fez a apresentação de danças com as músicas, Carreta Gui e Galopeira.

Também na segunda-feira (17), aconteceu a exposição presencial de audiovisual do Museu de Arte Pantaneira que, em parceria com a universidade, realizará nos meses de outubro e novembro, a exposição de algumas peças do acervo do museu, que servirá como uma pré-exposição para a reinauguração do mesmo.

Acontece também a exposição presencial de telas: Grafismo/Desenhos Indígenas X Aldravinturas e exposição virtual: Campanha de Preservação do Acervo – “Os vilões que atacam as Bibliotecas da UFMS”. No período da tarde de hoje, será realizada a oficina presencial: Xadrez Pedagógico- da confecção do tabuleiro com papelão a movimentação básicos das peças.

A programação da 9ª Semana nesta terça-feira teve a palestra virtual: Aldravias – A poesia minimalista do século XXI, ministrada pela professora de língua portuguesa Flávia Rohdt;  aconteceu um evento presencial lançamento do Livreto Aspectos Geológicos do Município de Aquidauana, de autoria de Elisangela Martins de Carvalho e Eveline Terra Bezerra; foi realizado presencialmente um  “Chá com Poesia” com o escritor Agenor Martinho Correa do Livro Poetizando as aves do Pantanal e finalizando, a oficina presencial: Aldraviando com a Flávia.

UFMS, campus de Aquidauana, realiza de 17 a 21 de outubro, a 9ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – Foto: Divulgação/PMA

Nesta quinta-feira acontece a  oficina presencial às 7h30min horas intitulada: Terena Instrumental – Tema Vemó, apresentada pelo professor terena Jesse Joel Nimbú Correia; 9 horas – palestra presencial: Vukapanavo Sênohiko Terênoe – Mulheres Indígenas e seu Protagonismo ministrada por Evelin Hekeré licenciada em Geografia; 15 horas – palestra virtual: Biblioterapia – o que é e quais os benefícios, apresentados por Carla Souza que é uma das grandes referências em Biblioterapia do Brasil; às 13 horas – oficina presencial: Costurando o saber/remendando a leitura, apresentada por Maria de Fatima Alves Bonifácio (técnica administrativa da UFMS); 19 horas – palestra virtual: Ação sobre respeito e Empatia nas redes, por Ruy Ferreira da Digital/Safernet.

Já nesta quinta-feira 20/10, às 14 horas palestra presencial: Tecnologia e processamento de produtos – A cadeia produtiva dos frutos nativos de MS, apresentada pela engenheira agrônoma Raquel Pires Campos; às 20h30min – encerramento com a Orquestra Indígena Teko Arandú (Instituto Ressoart de Anastácio). E no dia 21/10 será o lançamento do Podcast: Fala CPAQ. Fonte: AGECOM

Você Pode Gostar