Início » Baías do Pantanal sofrem com a seca dos últimos três meses

Baías do Pantanal sofrem com a seca dos últimos três meses

por Redacao
0 comentários

O Pantanal de Mato Grosso está sofrendo as consequências da estiagem impiedosa dos últimos três meses. Baías importantes da região estão secando.

Baías importantes da região estão secando

Na baía de Chacororé, a terceira maior do pantanal, em Barão de Melgaço, Mato Grosso, uma imagem do sertão.

A água baixa a cada dia. Seu Orlindo já não consegue sair com a canoa para pescar. Desanimado, ele desiste e retorna com os pés na lama: “A baia ta seca, feia mesmo, secou bem mais que o ano passado”, disse.

Agora dá para passar de carro pela terra rachada. E de moto também.

Parece uma fazenda de criação de gado, mas na verdade, onde eu estou caminhando agora, ainda é a baia. No ano passado caminhar aqui era praticamente impossível, ainda havia água. Hoje, toda a área está completamente seca.

De acordo com o pesquisador da UFMT, Rubem Mauro Palma, a última vez que a baía havia secado tanto foi em 1972. A régua, em um ponto, marca hoje apenas oito centímetros de água: “Setembro já começam as noites quentes, e ai ferve a água. Temperatura de mais de 50ºC. E ai não há vida que suporte isso, com a película de água que tem na baía”, disse.

Faz 90 dias que não chove no Pantanal. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Ivan Bergier, a água, em alguns rios da região, começou a baixar um mês antes do período esperado: “Se a seca persistir, pode-se aumentar o grau de combustão da biomassa e começar a ter incêndios na região também”.

Os animais já sentem os efeitos da estiagem, e se concentram nos lugares onde ainda é possível encontrar água com facilidade.

O peixe também anda escasso. João Benedito passa horas na canoa para conseguir o alimento: “A água é vida, o Pantanal, seco, para nós acaba toda a beleza”, disse.

Você Pode Gostar