Com investimento da ordem de R$ 4,9 milhões, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, inaugurou na sexta-feira (06/08) a reforma do Sesi de Corumbá, que integra o Programa Indústria Ativa, lançado em outubro de 2007 para criar as bases do apoio integral do Sistema Fiems às demandas da indústria em todo o Estado. Passados três anos, a cada nova ação concretizada, fortalecemos nossa determinação em prosseguir com esse programa que, inclusive, foi municipalizado para atender com mais rapidez e eficiência as necessidades das indústrias das cidades-pólo, como Três Lagoas, Dourados, Campo Grande e Corumbá?, disse.
Para Longen, a modernização e reforma da unidade do Sesi é uma das mais importantes ações do Sistema Fiems em Corumbá, pois oferece mais conforto e bem-estar aos alunos, professores e funcionários. Uma melhor estrutura resulta no aumento da qualidade do ensino e do aprendizado. Nesse sentido, foram realizadas aqui várias obras que transformaram totalmente esta unidade, incluindo instalação de aparelhos de ar-condicionado nas 19 salas de aula, passando pela reforma dos consultórios, além da substituição do sistema de iluminação, do sistema de irrigação e do novo gramado do campo de futebol, entre tantas outras, informou.
O presidente da Fiems destacou que o investimento de R$ 4,9 milhões foram obtidos com o apoio do diretor-superintendente do Sesi Nacional e superintendente-corporativo da CNI, Antonio Carlos Brito Maciel, que esteve presente na cerimônia de inauguração. Este é o compromisso do Sistema Fiems com a educação. Estamos mobilizados para adequar nossos serviços e ampliar o atendimento aos empresários e ao trabalhador. Ao mesmo tempo, projetamos nossa estrutura para a realidade de um estado que, daqui a poucos anos, terá a atividade industrial como base da sua economia. Estamos entregando hoje um novo Sesi, mais moderno, mais amplo e funcional. Estamos, assim, fortalecendo todos os processos pedagógicos que aqui são oferecidos, discursou.
Antonio Maciel agradeceu a lembrança de Sérgio Longen e completou que a modernização do Sesi de Corumbá beneficia de imediato os 510 alunos da entidade, bem como inúmeras pessoas da comunidade que se utilizam dos serviços de saúde, esporte e cidadania oferecidos pela unidade. Com essa reforma, com toda a certeza, vamos aumentar o número de alunos e também oferecer mais serviços. Agora, acredito que o novo Sesi é compatível com o crescimento de Corumbá, lembrando que as obras permitem o oferecimento de uma educação de qualidade. Esse é o grande desafio do Brasil, vencer a falta de qualidade do ensino. O Sesi tem tomado a iniciativa para ajudar a melhorar a educação no nosso País e a entrega dessa obra é um exemplo disso?, finalizou.
Na avaliação do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, quanto mais se investe em cultura, mais se beneficia a comunidade. Por isso, estamos felizes em presenciar o cumprimento de mais um compromisso assumido pelo presidente da Fiems com Corumbá feito em 2009. Hoje, ganha a Fiems e ganha, principalmente, a população de Corumbá. Quero assumir aqui o compromisso com Sérgio Longen, que ele pode o continuar contando com a Prefeitura nas ações de desenvolvimento de Corumbá, disse.
O diretor da Fiems, Lourival Vieira Costa, que também é presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material e Elétrico de Corumbá), aproveitou para agradecer ao presidente Sérgio Longen pela inauguração das reformas do Sesi local. Essas obras vão atender em muito as demandas das indústrias corumbaense?, disse. Já o também diretor Edis Gomes da Silva, que é presidente do Siacoms (Sindicato das Indústrias da Alimentação de Corumbá), garantiu que a modernização da unidade do Sesi atende uma antiga reivindicação dos alunos. A nossa cidade é muito quente e a climatização das salas de aula vai ajudar no aprendizado dos nossos alunos, garantiu.