TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Um em cada cinco eleitores não tem escolaridade

Um em cada cinco eleitores não tem escolaridade

por Redacao
0 comentário

Dos 135,8 milhões de eleitores brasileiros neste ano, 27 milhões declararam ser analfabetos ou nunca ter frequentado uma escola. Foi o que registrou o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Isto quer dizer que, a três meses da disputa eleitoral, uma em cada cinco pessoas aptas a votar tem pouco ou nenhum grau de escolaridade.A pior situação é no Nordeste. Na região, 35% dos eleitores está em um dos grupos citados. No Sudeste, são 12%.

De acordo com o cientista político Fábio Wanderley Reis, o voto das pessoas com menos instrução e menos informação tende a ter menos ideologia e mais personalismo. Por isso, segundo ele, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem mais condições de conseguir votos desse grupo. A associação com a imagem do presidente Lula é o que, na opinião de Reis, propicia esse aumento de votos. Os programas sociais e o aumento da renda dos mais pobres também contam a favor de Dilma, de acordo com o especialista.

Na última eleição presidencial, os dados eram ainda piores. Os eleitores que declararam nunca terem frequentado a escola somavam 23,5%. Em 2010, o índice é de 20,5%. Como são fornecidos pelos eleitores no momento em que retiram o título e só atualizados caso ocorra uma revisão do cadastro, os dados de escolaridade do TSE são uma estimativa.

Quem pensa que a falta de escolaridade é característica exclusiva dos eleitores, se engana. Apesar de a alfabetização ser uma exigência da Justiça para os candidatos, cinco concorrentes declararam ao TSE que não sabem ler e escrever.

opiniaoenoticia

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal