O candidato a governador Zeca do PT e o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), encontraram-se durante o jogo do Botafogo, no estádio Arthur Marinho, em Corumbá, domingo (4). Trocaram cumprimentos e posaram para fotografias com a camiseta do time do coração. No mesmo dia, Zeca já havia conversado longamente com o patriarca da família, o deputado federal Nelson Trad.
O candidato petista deixou claro que não vê o PMDB como adversário, “mas sim esse governante que aí está”. Zeca disse que tem recebido manifestações de apoio de lideranças do PMDB, como também do PR, DEM e até do PSDB de vários municípios. Teve um encontro também com o senador Valter Pereira durante a Convenção do PDT, na Associação Nipo-Brasileira, no domingo dia 27 de junho.
Na conversa com Trad pai, o candidato a governador disse da sua admiração e respeito por sua atuação política e coragem, em especial no episódio que indicou o candidato ao senado do PMDB, alijando o atual senador Valter Pereira da disputa. “Li uma entrevista do doutor Nelson Trad onde ele se posicionava contra a injustiça que cometeram com o senador Valter Pereira, contra a soberba dos que acham que são donos do Estado e do partido e que usam a máquina para tentar destruir gente honrada e com história, como o senador Valter”, disse Zeca.
Os Trad e o senador Valter Pereira estão alinhados com as diretrizes do PMDB nacional e apoiam a candidatura de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) à presidência da República. Já o governador André Puccinelli preferiu se aliar aos tucanos e defender a candidatura de José Serra (PSDB). Zeca reiterou que pretende recepcionar Michel Temer quando vir ao Estado e que vai pedir votos para a chapa Temer e Dilma, pois entende que a aliança nacional entre PT e PMDB é benéfica para o Brasil.
Plenária
Zeca esteve em Corumbá no fim de semana, acompanhado da candidata a vice-governadora Tatiana Azambuja (PV) e da esposa Gilda, candidata a primeira suplente de Dagoberto Nogueira (PDT). Acompanhados de lideranças políticas locais, eles se reuniram com empresários, militantes de diversos partidos, participaram de vários eventos e também assistiram à partida que terminou com a vitória do Botafogo por 2 x 1 contra o Corumbaense.
Na manhã do sábado, o candidato a governador participou de uma plenária com cerca de 300 militantes do PT e dos partidos aliados, onde a tônica também foram as ácidas críticas ao atual governo e seu jeito “truculento e desrespeitoso”. “Estas eleições parecem sinalizar, como no caso do fim da era Dunga, o fim do autoritarismo e da arrogância representada pelo atual governador”, disse o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT).