O último sábado foi um dia histórico para a pequena comunidade Distrito de Cipolândia, em Aquidauana. Foi a primeira vez que a região recebeu a visita de um governador do Estado. André esteve no local no início da tarde e aproveitou para pedir apoio para sua reeleição. “Preciso continuar o trabalho que estou realizando. Sempre fiz política, falando a verdade. Vocês me fizeram vários pedidos, vou analisar um por um e vou voltar aqui para dizer o que é possível fazer. Aproveito para fazer um pedido para vocês, coloquem seus filhos nas escolas”, disse aos moradores do vilarejo.
O Distrito de Cipolândia está localizado a aproximadamente 70 quilômetros de Aquidauana e conta com uma população de aproximadamente 2.500 pessoas. “Já estamos recebendo uma atenção especial do governador. Mais de 100 famílias recebem o Vale Renda. As estradas estão sendo bem conservadas e nossas pontes foram reformadas”, informou Alcione Bueno Morinigo, presidente do Clube de Mães.
Reunião com assentados
Em seguida, o governador André Puccinelli esteve com produtores rurais dos assentamentos Indaiá I, II, III e IV, que abrigam 253 famílias. “Estamos aqui há apenas sete meses, queremos transformar este local numa bacia leiteira, plantar mandioca, milho e melancia. Agora temos um projeto de vida e o governador André Puccinelli faz parte deste projeto”, afirmou Edeberto Alves dos Santos, 54 anos, um dos líderes dos assentados.
Armando Teixeira de Lima, que também participou do encontro, elogiou a capacidade administrativa do governador. “Ele é o melhor para Mato Grosso do Sul. Ele olha por todos, pelos pequenos, médios e grandes. Não tem discriminação”.
O governador lembrou que sua administração tem priorizando investimentos para atender os pequenos agricultores. Ele lembrou que no Estado existem 173 assentamentos, sendo que cada família é beneficiada com área de aproximadamente 13 hectares.
“Os assentamentos mais organizados já estão sendo beneficiadas com patrulha mecanizada, com Kit horta e Kit pomar. Queremos fazer muito mais e aqui nesta região a prioridade é trazer água para vocês, melhorar as estradas e depois oferecer estrutura para que vocês produzam”, afirmou André.
Encontro com os índios
Ao retornar para a área urbana de Aquidauana, André fez questão de participar de um encontro com a comunidade indígena da Aldeia Limão Verde. “Aqui, há muito tempo a gente tem lutado por melhoria. O André trouxe muitas coisas como as casas, escolas, cestas básicas. Temos até uma F-4000 para poder vender nossos produtos na cidade. Ele merece continuar no Governo por tudo o que ele fez”, ressaltou o cacique Alberto de Oliveira Dias, 41 anos.
“Eu preciso de vocês e estou atendo às necessidades de vocês. Vamos continuar realizando obras nas aldeias, priorizando principalmente construção de casas. O Governo beneficia os índios com 14.267 básicas e com o projeto Aldeia Produtiva. Queremos fazer mais. Vou criar um espaço no Ceasa para vocês poderem vender seus produtos e providenciar uma Van para vocês se deslocarem até a cidade”, garantiu André.
Balanço do Governo
O último encontro do governador em Aquidauana foi realizando no início da noite do sábado, quando se encontrou com os moradores da cidade para fazer um balanço de sua administração. No município, o Governo do Estado já investiu 55,8 milhões em obras e serviços. O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, que chegou a ser adversário político de André, lembrou que o município já recebeu dezenas de melhorias na cidade e continua recebendo uma atenção especial do Governo do Estado nas áreas de saúde, educação, habitação e infraestrutura urbana.
Ao agradecer o apoio para sua reeleição, o governador afirmou que está orgulhoso de perceber que nestas duas semanas de campanha vem sendo muito bem recebido pela população do interior do Estado. “Pretendo construir mais 500 casas em Aquidauana e 300 casas em Anastácio”, informou.
A candidata a vice-governador, Simone Tebet, que acompanhou a visita, informou que saiu da Prefeitura de Três Lagoas para apoiar André devido sua capacidade de trabalho, ética e o respeito que ele tem com o dinheiro público. Ela afirmou que quer aprender como administrar Mato Grosso do Sul e que vai trabalhar ao seu lado para promover o mesmo desenvolvimento industrial que conseguiu fazer em Três Lagoas,
“Os jovens só têm a ganhar com o André novamente no Governo”, afirmou a universitária Layza Aparecida Pleutim Borba Neves, 18 anos, após ter ouvido atentamente o discurso do governador. Participaram da reunião o candidato ao Senado Waldemir Moka, o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, o deputado estadual Raul Freixes e o prefeito de Anastácio, Cláudio Valério, além de outros candidatos da coligação Amor, Trabalho e Fé.