Início » Em 2010 acidentes de trânsito cresceram 46% em Campo Grande

Em 2010 acidentes de trânsito cresceram 46% em Campo Grande

por Redacao
0 comentário

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) divulgou no site do órgão, os relatórios mensais de acidentes de trânsito ocorridos no primeiro semestre, em Campo Grande. O último relatório publicado no site era de 2009. O atraso na divulgação dos dados foi ocasionado pela mudança no boletim de ocorrência de trânsito, que aconteceu em janeiro de 2010.

Os relatórios divulgados revelam um aumento no número de acidentes de trânsito e de feridos, em Campo Grande. O aumento é de 46% na comparação entre os seis primeiros meses de 2009 e 2010. Neste ano, a cada mês, o número de acidentes de trânsito cresce em média 4%.

O número de vítimas também cresceu: de janeiro a junho de 2009, 3.245 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito. Já no mesmo período de 2010, foram registradas 3.751 vítimas, um aumento de 16%, no número de feridos. O número de mortos no local do acidente caiu. Passando de 29 nos primeiros seis meses de 2009 para 21 no mesmo período de 2010.

Detran divulga relatório de acidentes do primeiro semestre de Campo Grande

A principal causa dos acidentes de trânsito em Campo Grande é grande quantidade de infrações de trânsito cometidas pelos condutores na capital. “Nós sempre explicamos que os acidentes são precedidos por infrações. O condutor que não comete infrações, que pratica a direção defensiva, dificilmente se envolve em acidentes de trânsito”, explica o diretor-executivo do Detran-MS, Francisco Libório Silveira.

Nos seis primeiros meses de 2010 já foram registradas 61.540 infrações de trânsito, uma aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. A cada mês, o número de infrações cresce em média 17%. “A fiscalização vem crescendo e consequentemente cresce o número de infrações registradas. O Detran junto a Ciptran e a Agetran vão continuar com as fiscalizaçções pra inibir o condutor infrator”, afirma Libório.

Relatório mais detalhado

Os novos relatórios com as informações sobre acidentes já estão disponíveis no site www.detran.ms.gov.br. A partir do mês de fevereiro, os relatórios ganharam detalhamento de dados como de acidentes por espécie de veículos, faixa etária e condição das vítimas, bairros em que ocorrem mais acidentes, entre outros.

Os novos detalhamentos mostram com precisão a realidade do trânsito da capital, alterando premissas como a do tempo de habilitação do condutor. No antigo relatório, os condutores que mais se envolviam em acidentes de trânsito, tinham mais de cinco anos de habilitação. A partir do novo detalhamento, é possível observar que os condutores permissionados (com menos de 1 ano de habilitação) se envolvem mais em acidentes do que os demais.

“O detalhamento dos dados serve para relatar com precisão as características dos acidentes, das vítimas e dos condutores e vai permitir um direcionamento mais específico para ações de trânsito em Campo Grande”, comenta Francisco Libório.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal