O encaminhamento de um expediente ao presidente Lula com a finalidade de resgatar o projeto da Zona de Processamento de Exportação de Corumbá demonstra a preocupação do governador André Puccinelli e do senador Delcídio do Amaral em viabilizar a implantação desse empreendimento que significa um avanço no desenvolvimento do município.
O documento pretende sensibilizar o governo federal para a retomada. Além disso, quer evitar que o processo volte ao ponto inicial, propiciando ganho de tempo na implantação da ZPE. Para tanto, a alternativa apontada é a ocupação de parte da área do grupo Vetorial, que já concordou em cedê-la.
A iniciativa conta com participação de toda a bancada federal do Estado, “cuja mobilização é essencial para sensibilizar as autoridades em relação à importância do projeto”, segundo André e Delcídio. O documento deixa claro, no entendimento do governador, “que Mato Grosso do Sul está unido em torno desse projeto cuja importância tanto para Corumbá e Ladário como para o Estado é das maiores”
A iniciativa que é resultado dos entendimentos que continuaram sendo mantidos entre as lideranças desde a audiência pública realizada em Corumbá, para tratar do assunto, foi destacada pelo senador como “fundamental para dar sequência a todos os esforços que estamos fazendo em conjunto com a bancada federal e as lideranças da região”.