TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Voluntários do AFS de Aquidauana participam de treinamento em Dourados

Voluntários do AFS de Aquidauana participam de treinamento em Dourados

por Redacao
0 comentário

O AFS é uma organização não governamental

Nos dias 22 e 23 de maio, o AFS Intercultural Brasil promoveu na cidade de Dourados, um treinamento regional para conselheiros de estudantes intercambistas. O AFS Intercultural Programs está presente no Brasil há muitos anos, e em Aquidauana, que pertence a Região Pan na divisão regional da Ong, está estruturada com uma equipe de aproximadamente 12 voluntários, dentre eles professores, estudantes, militares e jornalistas, e é presidida pela professora Cândida Cunha.

No treinamento realizado em Dourados, estiveram participando cinco voluntários do AFS de Aquidauana, que aprenderam e desenvolveram atividades sobre os seguintes temas: Perfil do conselheiro; Atuação e conduta do conselheiro; técnicas de aconselhamento; Regras do AFS; o que fazer quando aparecer dificuldades; mudanças de família hospedeira; motivos para retorno antecipado; saúde do participante; e contato mensal (Global Link).

Esse treinamento foi especifico para voluntários que desejam ser conselheiros (orientadores) de estudantes estrangeiros vindos pelo AFS para qualquer um comitês da Ong na Região Pan. Participaram do treinamento cerca de 22 voluntários das cidades de: Aquidauana, Jardim, Gloria de Dourados, Dourados, Ponta Porã, Coxim e Campo Grande.

O treinamento foi ministrado pelas voluntárias: Eliete Monteiro e Nidia Benitez; e foi coordenado pela Diretora Administrativa da Região Pan, Vânia Spessatto. Estiveram presentes no evento, participando e direcionando a troca de informações e experiências, o Diretor Regional do AFS em MS, João Paulo Zampieri e a Conselheira Regional em MS, Fátima Burin.

Em depoimento, os voluntários de Aquidauana, agradeceram o treinamento e destacaram a importância do curso, que capacita, esclarece dúvidas e promove a troca de experiências entre os voluntários. “Para nós foi positivo o treinamento, pois nos deu mais segurança para em breve, podermos assumir a função de conselheiro de um estudante estrangeiro”, pontua o voluntário Diego Arimura.

De janeiro a este mês de junho, o AFS – representação Aquidauana, já recebeu três estudantes da Tailândia, que foram ‘carinhosamente’ recebidas pelas famílias hospedeiras aquidauanenses. Há várias famílias se disponibilizando e já estão sendo cadastradas como famílias hospedeiras, comprovando a credibilidade do trabalho do AFS – representação Aquidauana.

A presidente Cândida Cunha destaca que os voluntários locais reúnem-se periodicamente para a troca de informações e grupo de estudo, bem como para elaborarem atividades que envolvam os estudantes em ações sócio-educacionais e culturais, com a preocupação de recepcionar e envolver os intercambistas em programações que os ajude a conhecer mais sobre a cultura brasileira e local.

Este ano, o município de Aquidauana por meio da representação já sediou uma Orientação de Chegada (dias 17 e 28 de abril), com a participação de 7 intecambistas (5 da Tailândia, 1 austríaco e 1 alemã); e o Survivel (orientação geral sobre hábitos de convivência no Brasil), realizado no mês de março.

O AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz. Reconhecida como Utilidade Pública Federal e é uma das ONGs de intercâmbio mais renomadas atuantes no país.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal