Até o dia 10 de junho, a cidade de Registro, em São Paulo, (SP) recebe o I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas. O evento, que é apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur), é organizado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Cultura (Minc), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Educação (MEC), além da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(SEPPIR), o Instituto Socioambiental. O Sebrae (SP), a Fundação Palmares e a Fundação Instituto de Terras (ITESP) também apóiam o encontro, que pretende oferecer um intercâmbio de ideias e experiências entre as comunidades quilombolas, tanto as que já desenvolvem atividades turísticas, como as que possuem potencial para isso. A programação é variada e contará, por exemplo, com a visita aos quilombos de Ivaporunduva e André Lopes.
O encontro discutirá alternativas para o desenvolvimento etnossustentável das comunidades quilombolas que, historicamente, estão localizadas em áreas com importantes recursos naturais. Por conta desse diferencial, esses povoados acabaram se tornando exemplos de sustentabilidade ambiental e de resgate cultural, transformando-se também em regiões com grande potencialidade turística.
O principal objetivo do evento é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, do ponto de vista da valorização e do fortalecimento da cultura quilombola e de seus produtos específicos, para divulgar, preservar e conservar o seu patrimônio.
O I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas acontece no Estoril Palace Hotel, em Registro (SP).