TCE_IMPOSTO DE RENDA_MAIO 2024

 

Início » Alemanha é o destaque da primeira rodada da Copa do Mundo

Alemanha é o destaque da primeira rodada da Copa do Mundo

por Redacao
0 comentário

A primeira rodada da Copa do Mundo terminou com uma grande surpresa. A zebra, animal tipicamente africano, apareceu pela primeira vez na Copa. A Seleção da Espanha, considerada uma das favoritas para a conquista do título, foi derrotada pela Suíça por 1 a 0.

Outra surpresa foi o pequeno número de gols neste Mundial. A média de gols desta rodada, 1,56 por jogo, é bem menor que a pior média de gols em Copas até hoje, 2,21 por partida em 1990, na Itália.

Pelo jeito, os atacantes ainda não se acostumaram com a Jabulani. Criticada antes da competição, a bola tem sofrido com a falta de pontaria dos atacantes e com a retranca das seleções na África do Sul.

O destaque da rodada ficou para a Seleção da Alemanha, a única a conseguir marcar mais de dois gols. Os alemães golearam a Austrália por 4 a 0, jogando um futebol bonito e eficiente, e se credenciaram como um dos favoritos à conquista do Mundial.

Confira como foram as seleções em cada grupo da Copa:

Grupo A

Na abertura da Copa do Mundo, África do Sul e México se enfrentaram. A seleção da casa, muito nervosa no primeiro tempo, foi dominada pelo México, mas, no segundo tempo, voltou melhor e marcou primeiro com Tshabalala. Mesmo assim o México não desistiu e empatou o jogo, aproveitando falha da defesa sulafricana. No fim, o empate por 1 a 1 foi justo.

No outro jogo do grupo, Uruguai e França fizeram um duelo de campeões mundias. Mas, o que prometia ser um dos grandes jogos desta primeira fase da Copa, acabou sendo uma decepção. As duas equipes estavam mal tecnicamente, errando muitos passes. Poucas chances foram criadas e o jogo acabou mesmo 0 a 0.

Com tudo igual na classificação do grupo, a África do Sul enfrenta o Uruguai para tentar manter acesa a esperança de classificação. A França pega o México e precisa vencer para não correr o risco de repetir o vexame de 2002, quando a então campeã mundial foi eliminada na primeira fase da Copa sem marcar nenhum gol.

Grupo B

O Grupo B mostrou duas equipes muito fortes (Argentina e Coreia do Sul), uma que pode assustar (Nigéria) e uma baba (Grécia). A Argentina conseguiu apenas uma vitória apertada sobre a Nigéria: 1 a 0. Já os sul-coreanos venceram sem sustos a Grécia por 2 a 0 e estão na liderança do grupo.

Os hermanos jogaram bem, mas pararam no excelente goleiro Enyeama. Messi finalmente fez uma boa partida pela seleção e levou perigo ao gol nigeriano em muitas oportunidades. Porém, o gol argentino foi ilegal: o árbitro não marcou falta de Samuel, que não deixou o zagueiro chegar em Heinze, que fez de cabeça. A Nigéria tem um ótimo goleiro, porém, não tem um ataque que coloque medo em ninguém.

A Coreia do Sul pegou a baba do grupo. A Grécia, que nunca marcou um gol em Mundiais, deve manter a marca. Os campeões da Eurocopa de 2004 não assustaram e o time liderado por Ji Sun Park. Na próxima rodada definição da liderança: Argentina x Coreia do Sul. A Nigéria pode marcar seu primeiros pontos contra os gregos.

Grupo C

Inglaterra e Estados Unidos fizeram a primeira partida do Grupo C. Um jogo tenso, não pela partida em si, mas pelo risco de um atentado terrorista. Poucos minutos antes da partida, o estádio de Rustenburgo passou por uma revista geral e foi liberado para a partida, que transcorreu com tranquilidade.

Os ingleses chegaram na Copa como um dos favoritos ao título, mas, nessa primeira partida, não mostraram futebol digno de um campeão mundial. Eles até começaram bem, com Gerrard abrindo o plcara aos 4 minutos do primeiro tempo. Mas, com Rooney apagado e uma boa atuação do goleiro americano Howard, a Inglaterra não conseguia ampliar a vantagem. O empate americana veio em um frangaço. O meia Dempsey arriscou de fora da área e o goleiro Green deixou a bola escorregar de suas mão e parar no fundo do gol.

Argélia e Eslovênia fizeram o outro jogo do grupo e uma das piores apresentações até agora no mundial. Os dois times eram muito fracos tecnicamenete e, para muitos, a atuação da Seleção da Argélia foi decepcionante. O capitão Koren marcou o gol da vitória da Eslovênia por 1 a 0 e deu um passo importante para a classificação para a próxima fase da Copa.

Agora, os Estados Unidos enfrentam a Eslovênia e precisam de uma vitória a qualquer custo para se classificar para a próxima fase do Mundial. Já a Inglaterra pega a Argélia para mostrar que pode sim lutar pelo título da Copa do Mundo.

Grupo D

O grande destaque da primeira rodada da Copa do Mundo foi a Alemanha, que conseguiu uma bela goleada de 4 a 0 sobre a Austrália. Muito tradicional, os tricampeões mundiais nem estavam entre a lista de favoritos de muitos especialistas antes do Mundial.

Os australianos não são um adversário tão fraco como se pode imaginar. Com a base do time que chegou às oitavas de final da Copa de 2006, os Socceroos não conseguiram jogar contra o time liderado por Özil. O atacante Klose marcou um na partida e está com quatro a menos que Ronaldo, maior artilheiro da História dos Mundiais.

No outro jogo do Grupo D, Gana conseguiu uma boa vitória por 1 a 0 sobre Gana, com um gol de pênalti aos 43 minutos do segundo tempo. Na próxima rodada, os alemães enfrentam a Sérvia, que não mostrou ser um adversário de qualidade, ao contrário do que muitos esperavam, e os ganeses encaram a Austrália. Em caso de vitória da Alemanha e de Gana, os dois se classificam para as oitavas.

Grupo E

Tinha um jogo que prometia muito no Grupo E: Holanda x Dinamarca. A partida não foi tão boa assim, mas os holandeses mostraram sua força e conseguiram uma vitória por 2 a 0. Já o Japão conseguiu uma vitória magra por 1 a 0 sobre Camarões em um jogo muito ruim.

Pelo que mostraram antes do Mundial, os holandeses chegaram à África do Sul como um dos favoritos ao título. Ainda sem Robben, que se recupera de lesão, a laranja mecanica não jogou tão bem assim. Faltou movimentação no ataque, principalmente o Van Persie, e a vitória veio com um gol contra e outro de Kuyt, que aproveitou cochilo da zaga.

Já no outro jogo, os torcedores esperavam uma boa participação de Eto’o, que, jogando fora de posição, foi muito mal. Os japoneses, que encaram a Holanda conseguiram um gol com Honda e levaram os três pontos. No outro jogo, Camarões enfrenta a Dinamarca.

Grupo F

Tetracampeã do mundo, a Itália não foi bem no começo da campanha rumo ao penta. Quem acompanhou as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa já sabia que o time do Paraguai é bastante competitivo, por isso, as seleções não sairam de um empate em 1 a 1. Este também foi o resultado da outra partida do grupo, entre Nova Zelândia e Eslováquia.

A Azzurra teve dificuldade no primeiro jogo. Confirmou o que já esperavam os especialistas: um time que não tem um bom ataque. O Paraguai fez uma boa partida e marcou primeiro e só não venceu, pois o goleiro Villar falhou.

Não tinha como esperar muito de um jogo entre Nova Zelândia e Eslováquia. Em uma partida muito ruim, dois gols irregulares validados pelo mesmo bandeira. Em dois lances de impedimento, um gol de cabeça para cada lado. Os neozelandeses marcaram apenas no último minuto do jogo. A Itália encara a Nova Zelândia e a Eslováquia enfrenta o Paraguai na segunda rodada.

Grupo G

A Seleção Brasileira não foi bem como os treinos secretos de Dunga prometiam. Depois de um primeiro tempo muito ruim, o Brasil conseguiu melhorar na segunda etapa e venceu a Coreia do Norte por 2 a 1. No outro jogo do Grupo G, um empate muito ruim entre Costa do Marfim e Portugal em 0 a 0.

A Seleção não esperava tanto problema na estreia contra a Coreia do Norte, seleção pior colocada dentre as 32 do Mundial no ranking da Fifa. A vitória começou com um gol de sorte e visão do lateral Maicon – melhor do jogo – e Elano ampliou após lindo passe de Robinho. Os norte-coreanos, que atacaram mais do que se esperava, descontaram no fim do jogo.

É verdade que Drogba começou no banco de reservas no confronto de sua seleção com Portugal, mas o jogo foi muito abaixo do que os torcedores esperavam. Muita violência por parte da Costa do Marfim e uma bola na trave de Cristiano Ronaldo. Esse foi o jogo de estreia dos adversários do Brasil. A Seleção encara a Costa do Marfim, enquanto Portugal enfrenta a Coreia do Norte na segunda rodada.

Grupo H

Uma das favoritas ao título do Mundial, a Espanha, foi surpeendida em sua estreia na Copa do Mundo de 2010. Apesar de dominar a partida, quem abriu o placar foi a Suíça, em um rápido contra-ataque. Depois disso, os suíços se fecharam na defesa e consegiuram sair de campo com a vitória por 1 a 0. Protagonizando a primeira grande zebra dao Mundial.

Com a vitória do Chile por 1 a 0 sobre Honduras, a Fúria vê seus principais adversários do grupo dispararem na liderança. Agora os espanhóis tem de conseguir Honduras na próxima rodada para não correr o risco de ficar precocemente fora da Copa.

Enquanto isso, o Chile sonha com a classificação em primeiro do grupo e com uma vitória na próxima rodada, contra a Suíça, dá um grande passo para a sua chegar às oitavas de final.

 MSN/Lance

Foto: Reuters

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal