O roteiro Travessia do Pantanal foi selecionado pelo Ministério do Turismo para apresentação como case de marketing no 5º Salão do Turismo, que está sendo realizado nesta semana em São Paulo. O roteiro integra os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e foi formatado por um comitê gestor com técnicos de órgãos dos dois estados.
O roteiro é uma das práticas de gestão selecionadas dentro dos 65 Destinos Indutores de Desenvolvimento Turístico Regional e será apresentado no espaço Núcleo do Conhecimento, no Salão do Turismo, no dia 28 de maio, às 14h30, no auditório 3, do Parque de Exposições do Anhembi. A seleção dos cases que serão apresentados no maior evento do turismo brasileiro abrangem ainda outras práticas como cooperação local, regional e monitoramento, além de marketing.
O projeto é fomentado pelo Sebrae dos dois estados em parceria com o Ministério do Turismo, e secretarias de Turismo de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. O turista que deseja conhecer um dos destinos mais procurados no Brasil e no mundo terá no roteiro a opção de visitar cidades e localidades dos dois estados. Com a criação dessa rota, a região pantaneira passa a ter uma marca.
A Travessia do Pantanal tem a opção de ligar os municípios de Cáceres e Poconé (MT), Corumbá, Miranda e Porto Murtinho (MS). A oferta turística no Pantanal se concentra nos segmentos ecológico, rural, de pesca, cultural e histórico. A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mao Grosso, Vanice Marques, considera que o roteiro integra os atrativos do maior produto turístico mato-grossense. O Roteiro foi lançado nacionalmente na feira de 2009 da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens – ABAV, no Rio de Janeiro.
O 5º Salão do Turismo começa na quarta-feira, 26, e segue até o domingo, dia 30 de maio. No Salão estão reunidos todos os estados brasileiros, gestores públicos e empreendedores do setor de turismo.