Início » Presídio de Bataguassu investe na ocupação prisional como meio de ressocialização e disciplina

Presídio de Bataguassu investe na ocupação prisional como meio de ressocialização e disciplina

por Redacao
0 comentários

Cerca de 80% dos reeducandos do Estabelecimento Penal de Bataguassu (EPB) estão inseridos em atividades laborais. Oferecer ocupação aos detentos além de contribuir para a ressocialização, ajuda na manutenção da disciplina no local, segundo diretor do presídio, Eidimar Prado de Freitas. Ele ressalta que, para trabalhar, os detentos precisam ter bom comportamento e aptidão.

“Percebemos ao conversar com os internos, que trabalhar também serve como uma terapia para eles, e ajuda no sentido de ocuparem a mente com coisas boas”, enfatiza o diretor. “O trabalho é muito gratificante e é um dos principais mecanismos de reinserção social”, completa.

De acordo o responsável pelo Setor de Trabalho do EPB, Rodrigo Carvalho, na unidade são desenvolvidas catorze diferentes atividades laborais, entre elas: cozinha, horticultura, padaria e serviços de manutenção. O detento ganha um dia de remição na pena a cada três trabalhados.

Uma das principais atividades acontece por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a empresa “Regina Festas”. No barracão instalado no presídio, 30 reeducandos trabalham na separação e embalamento de artigos para festas. O trabalho, além de proporcionar remição de um dia na pena imposta a cada três trabalhados – como estabelece a Lei de Execução Penal (LEP) – garante ainda remuneração, conforme a produção de cada um.

O trabalho prisional em Bataguassu também é revertido em ações para a sociedade e redução de custos para o Estado. Em uma horta implantada na unidade penal, são cultivados diversos tipos de hortaliças para consumo interno e para serem distribuídas ao asilo e a creches do município. Já na padaria do presídio, são produzidos os pães que abastecem as outras duas unidades prisionais da cidade e a delegacia de Polícia Civil.

Satisfação 

Trabalhando no cultivo de verduras orgânicas na horta instalada no EPB, o reeducando Marco Antônio Garcia de Oliveira, 44 anos, vê na ocupação “uma forma de adquirir conhecimento e preencher o vazio de estar longe da família. Podemos enxergar a realidade e refletir sobre os erros que cometemos, para não cometermos mais”, completa.

Detalhista, o detento fala com orgulho do trabalho que desempenha: “São cultivados 27 canteiros com sete metros de comprimento por dois de largura; são usados adubos orgânicos, gerados na própria horta, sem agrotóxico. Estou sempre disposto de trabalhar”, comenta, ressaltando que a disciplina adquirida no trabalho ajuda a harmonizar o convívio com os demais internos, e que essa postura o ajudará quando conquistar a “tão almejada liberdade”.

Há cerca de um ano atuando na empresa “Regina Festas”, o reeducando Reginaldo Aparecido Cabreira, 42 anos, classifica o trabalho como um incentivo ao bom comportamento. Segundo ele, o dinheiro conquistado pelo seu trabalho ajuda no sustento da família. “Procuramos dar o melhor de nós para que possamos cumprir nossa meta que é sair daqui com dignidade, e que a própria comunidade nos dê uma nova oportunidade para reconstruirmos nossas vidas”, diz. 

Mais Segurança

O Estabelecimento Penal de Bataguassu também está recebendo melhorias no campo da segurança. Por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o Conselho da Comunidade da cidade e o Poder Judiciário local, no mês passado foi instalado no presídio um porteiro eletrônico com câmera e novos rádios transmissores foram adquiridos. 

De acordo com o chefe de disciplina do EPB, Wilson Medina, também foram doados computadores e um ar condicionado para o setor administrativo; além de cobertores para os internos.

Para o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, os apoios conquistados pela agência penitenciária em Bataguassu têm sido importantes no sentido de conquistar avanços nos trabalhos desenvolvidos nas unidades penais do Município.

Você Pode Gostar