Início » Ministério confirma relação entre zika vírus e microcefalia

Ministério confirma relação entre zika vírus e microcefalia

por Redacao
0 comentários

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado que existe relação entre o vírus zika e os casos de microcefalia na região Nordeste do país. Segundo nota divulgada pela pasta, exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

Transmissor do zika, mosquito Aedes aegypti, também transmite a dengue e a chikungunya

Transmissor do zika, mosquito Aedes aegypti, também transmite a dengue e a chikungunya

O resultado enviado pelo Instituto Evandro Chagas revelou, segundo o ministério, “uma situação inédita na pesquisa científica mundial”.

O governo assegurou que vai dar continuidade às investigações para descobrir quais as formas de transmissão, como o vírus atua no organismo e qual período de maior vulnerabilidade para a gestante. “Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez”, complementou.

Na sexta-feira, o instituto de pesquisa notificou o governo sobre outros dois óbitos relacionados ao vírus zika. As análises indicaram que o vírus pode ter contribuído para agravar estes casos.

— Esta foi a primeira ligação de morte relacionada ao vírus zika no mundo, o que demostra uma semelhança com a dengue.

O primeiro caso confirmado foi o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, no Maranhão, e o segundo é de uma menina de 16 anos, no Pará, que morreu no final de outubro, depois de relatar sintomas semelhantes ao de dengue, como dor de cabeça e náuseas.

Diante dessa declaração a expectativa é que sejam redobradas ações nacionais para combater o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, zika e chikungunya.

— O momento agora é de unir esforços para intensificar ainda mais as ações e mobilização — alertou.

Você Pode Gostar