O município de Miranda, vem sofrendo há muito tempo por conta das constantes interrupções no fornecimento de água. A situação ficou tão grave que,os moradores resolveram elaborar um abaixo assinado,solicitando a intervenção do Ministério Público Estadual.
Eles alegam que toda semana recebem mensagens via Whatsap, enviadas por funcionários do escritório da Sanesul no município, informando sobre a interrupção no fornecimento de água. Cópias das mensagens, informam que o abastecimento será interrompido para que possa ser realizada manutenção corretiva em uma bomba de captação de água,e solicita a compreensão da população. Diversas cópias de mensagens com o mesmo teor, e datas distintas foram enviadas a redação do site gazetadopantanal.com.
Comerciantes, donas de casa, escolas, órgãos públicos, todos estão enfrentando problemas por conta da falta de fornecimento de água. Em nota a assessoria de imprensa da Sanesul, informou que o problema ocorreu porque a bomba responsável pela captação no rio Miranda queimou e que, prontamente, a equipe de manutenção da Sanesul enviou equipamento reserva. No entanto, além da bomba, foi identificado problema no crivo, peça responsável por filtrar materiais orgânicos da água, como folhas e galhos de água, e evitar que estes materiais sejam sugados pela água. O crivo foi substituído e isso demandou nova interrupção do sistema. Ainda segundo a empresa, a bomba reserva foi substituída no dia 06 de novembro por equipamentos e peças novas, garantindo abastecimento para a população.
“Além disso, as demais interrupções no sistema aconteceram por conta de reparos de rotina que precisam ser feitos na rede de distribuição. Em Miranda, existem trechos de rede com material antigo que, quando apresentam vazamentos, é preciso desligar o abastecimento de áreas muito grandes da cidade. Para sanar este problema, está sendo desenvolvido projeto de setorização, para permitir intervenções pontuais com menor impacto, atingindo apenas pequenas áreas”, esclarece a nota da assessoria de comunicação da Sanesul.
No entanto, a população continua a solicitar que seja restabelecido o fornecimento de água na cidade. “Se existe material antigo, defasado, velho, na rede deveria ser substituído imediatamente. Afinal, pagamos caro nossas contas, nada é de graça.Não é possível que a população tenha que conviver com esse problema que já perdura por anos”, indignou-se Daniele Arguelho.
Ela informou que a população deverá proceder com a solicitação ao Ministério Público. “Temos que solicitar a intervenção do poder judiciário, quem sabe resolvem o problema de vez”.


