O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e o Corpo de Bombeiros tentam evitar que um incêndio em propriedades particulares no entorno do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari alcance a área da unidade de conservação. O fogo começou na terça-feira (21), e desde o dia seguinte, voluntários, funcionários de fazendas e uma equipe de apoio disponibilizada pelo Parque Nacional das Emas – no estado de Goiás – estão trabalhando no local. Ontem (23), uma guarnição da força tarefa do Centro de Proteção Ambiental (CPA/Corpo de Bombeiros) também seguiu para o parque, localizado entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica.

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari
De acordo com o gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, um técnico do instituto decolou da Capital no fim da manhã de hoje (24) em direção ao parque para vistoria aérea. Se as condições de visibilidade permitirem, a aeronave vai descer na propriedade para que um representante da chefia da unidade de conservação embarque e participe do sobrevoo. Se isso não for possível – porque há muita fumaça -, serão feitos registros fotográficos pelo próprio técnico do Imasul para avaliação do alcance do incêndio e a definição das próximas ações.
Com 30.618 hectares, o Parque das Nascentes do Rio Taquari tem terreno de furnas e grotas (cavidades profundas na encosta de rochas e morros), o que dificulta tanto a visualização de focos, quanto um futuro trabalho de contenção de fogo. Por isso, a prioridade é trabalhar para evitar que as chamas adentrem na propriedade. Conforme Tostes, a região já atingida é considerada área de amortecimento do parque. As informações recebidas até agora indicam que lavouras e gado teriam sido atingidos pelo incêndio.
Força-tarefa
O trabalho de combate começou no dia 22, com uma equipe de brigadistas voluntários mantidos pela Prefeitura de Alcinópolis e integrantes de uma brigada vinda do Parque Nacional das Emas (GO), em um total de cerca de 20 pessoas. Proprietários rurais também disponibilizaram funcionários, caminhão-pipa e equipamentos como trator para ajudar na mobilização.
No início da tarde de ontem (23), uma equipe de seis homens da força tarefa do Corpo de Bombeiros seguiu para o parque, em duas caminhonetes do Imasul. “Um subtenente de Chapadão do Sul fez uma primeira avaliação da situação e no mesmo dia determinamos também a ida da equipe. A partir do sobrevoo de hoje, as próximas ações vão ser definidas junto com o Imasul”, explica o chefe do CPA, major Francimar Vieira da Costa.

