O governo estadual deixará garantido já este ano para o ano letivo de 2015 os uniformes, material escolar e até mesmo os prêmios para os melhores estudantes. Ao premiar ontem (25) com tablets e bicicletas mais um grupo de estudantes – desta vez, de escolas da região de fronteira – o governador André Puccinelli anunciou que deixará à nova administração, que começa no ano que vem, condições de manter o programa Escola para o Sucesso, que tem estimulado a melhoria do desempenho de crianças, jovens e adultos na Rede Estadual de Ensino.
“Educação sempre foi prioridade. E, no governo, expandimos os investimentos, que começaram na prefeitura com a entrega de duas camisetas, chegando hoje a quase 15 mil prêmios”, destacou Puccinelli. “Vamos deixar comprados e pagos os kits e uniformes. E também acreditamos que essa premiação terá continuidade. Vamos deixar recurso empenhado, inclusive, se tiver condições, vamos prever aumentar os prêmios para até o quinto colocado”, anunciou.
Atualmente, o programa Escola para o Sucesso beneficia os três melhores alunos de cada ano letivo, com uma bicicleta, um tablet de 7 polegadas e um tablet de 9 polegadas. Prefeito da cidade com 577 premiados, Ludimar Novaes, de Ponta Porã, classificou o programa do governo do estado como “brilhante”, e defendeu que o próximo governador dê continuidade à iniciativa. “Esse programa reflete em estudantes mais preparados para o curso superior, profissionais melhores e pessoas mais bem preparadas para a vida”, afirmou.
Ponta Porã recebeu na Escola Estadual Joaquim Murtinho um total de 908 alunos, além de pais, professores e diretores das escolas estaduais do município e das cidades vizinhas de Antônio João, Laguna Carapã e Caarapó para a festa da entrega dos prêmios. Alunos como Mathias Menezes Santos Fleitas, têm para contar histórias de dedicação e superação em busca das notas – e do conhecimento – que garante a eles estarem entre os melhores da turma. Com 8 anos, ele comemorou a classificação em primeiro lugar na turma do segundo ano de 2013, posição que não conseguiu no ano anterior. “Eu ganhei uma bike. Até tinha notas muito boas, mas a mãe ficou doente, não podia me levar, então eu tive muitas faltas. Mas esse ano eu falei que ia conseguir ficar em primeiro!”, contou.
Uma das coisas que motiva Mathias na escola é a vontade de se tornar músico, como o tio, e tocar guitarra. “Quero ser artista, e para isso também preciso estudar. E também quero saber muita coisa porque se não der certo nessa carreira, eu posso ter outra profissão”. Professor de Ciências, talvez, ele diz, porque essa é a disciplina preferida na escola.

