Este ano a Operação Semana Santa realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) entre os dias 15 e 22 apresentou resultados semelhantes ao ano passado. A operação, que contou com um efetivo de 300 homens, realizou ao todo 18 autuações e aplicou 165 mil reais em multas.
Focada na fiscalização contra a pesca predatória, a Operação mostrou grandes resultados contabilizando 14 ocorrências relativas à pesca e 18 autuações por infração ambiental, em que oito pessoas foram presas por pesca predatória e seis autuados por pescar sem licença. As demais ocorrências foram: uma por transporte ilegal de combustível, uma por poluição (curtume), uma por transporte ilegal de madeira e uma de incêndio (queima de leiras sem autorização). Ainda houve uma ocorrência de natureza não ambiental, que foi a apreensão de cigarros por contrabando.
A quantidade de pescado apreendida foi quase cinco vezes maior do que em 2013. Foram 349 kg contra 76 kg da operação passada, porém, em 2013, foi a operação em que se apreendeu a menor quantidade de peixes, desde o ano de 2005. Este ano, o número foi semelhante à operação de 2012, quando foram apreendidos 362 kg.
Com relação aos petrechos de pesca proibidos, a quantidade de redes foi três vezes menor, foram 29, contra 89 da operação passada. Ocorre que na operação passada a apreensão deste petrecho foi destaque, pois os policiais retiraram redes que mediram quase 6 km do lago da Usina Sérgio Motta, no rio Paraná.
As multas aplicadas nesta operação foram oito vezes maiores à operação anterior, R$ 165.596,00 contra R$ 20.700,00. Os tipos de ocorrências como poluição, incêndio e transporte ilegal de produto perigoso, que preveem multas mais altas, explicam essa diferença.
A Operação Semana Santa de 2014 envolveu equipes da Capital que trabalharam de foram itinerante em fiscalização nos rios Paraguai, Apa, Aquidauana, Miranda, Piquiri, Correntes, Taquari e Coxim, bem como por terra fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais.

