
Kazume Yamamoto, instrutora que ensinou a metodologia de trabalho
Com a intenção de viver e trabalhar num mundo cada vez mais sustentável, a Secretaria de Assistência Social foi palco de uma oficina para se trabalhar com a reciclagem de garrafas PET. A 1ª Dama Rosana Maria T. Hada, teve como autora e Instrutora que ensinou a metodologia de trabalho, a Sra. Kazume Koroke Yamamoto, que ministrou o curso com criatividade e desenvoltura aos monitores de vários projetos sociais como: Projovem, CRAS, Peti (zona urbana e rural), Conviver (responsável pela coleta) e demais agentes da Assistência Social.
O objetivo da oficina foi o de capacitar os monitores no aprendizado de enfeites natalinos, sendo que os mesmos estarão repassando os conhecimentos e habilidades adquiridos nas respectivas unidades de trabalho.
Mas afinal, o que é sustentabilidade? É promover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.
Quais as vantagens da Reciclagem das Garrafas PET?
• Redução do volume de lixo nos lixões e aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos;
• Economia de petróleo pois o plástico é um derivado;
• Economia de energia na produção de novo plástico;
• Geração de renda e empregos;
• Redução de preços para produtos que têm como base materiais reciclados;
• No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem;
• O material não pode ser transformado em adubo. Plásticos e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico;
• É altamente combustível, com valor de cerca de 20 Megajoules/quilo, e libera gases residuais como o monóxido e dióxido de carbono, acetaldeído, benzoato de vinila e ácido benzóico. Esses gases podem ser usados na indústria química;
• É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.
Consciente das vantagens que o curso está trazendo, o Prefeito Jun Iti Hada, aposta na capacidade dos multiplicadores de conhecimentos e deseja que os mesmos façam muito sucesso na reciclagem e na importante transformação da matéria em grandes benefícios para a cidade e sobretudo na qualidade de vida das pessoas.
