O perfil do evento está mudando para privilegiar a cultura regional, que tem tudo a ver com a história da cachaça em Paraty.
Veja a programação musical:
Quinta-feira, 15/08/2013
19h – Bloco Meninos do Pontal e Assombrosos do Morro
21h – Trio Mangarapira (Forró)
23h – Breno e Delluca (Sertanejo Universitário)
Sexta-feira, 16/08/2013
11h – Luis Casquideo (MPB & Bossa)
13h – Bebeto e Banda (MPB)
15h – Tok Surpresa (Pagode)
21h – Ciranda Elétrica (Ciranda Eletrônica Caiçara)
23h – Paulo Lima (Black Music)
Sábado, 17/08/2013
11h – Moreira Junior (Voz e Violão)
13h – Ciranda Caiçara (Danças Típicas)
21h – Ronaldo Hansen (Rock)
23h – Paulo Meyer (Blues & Soul)
Domingo, 18/08/2013
11h – Ary e Erivelton (Chorinho)
13h – Velha Guarda (Samba)
15h – Ciranda 7 Unidos (Ciranda Tradicional)
21h – Samba Que Eu Gosto (Samba)
23h – Chama Maré (Forró Universitário)
No Espaço Cachaça Cultural (Paço Municipal), haverá palestras, degustação, exposições, apresentações artísticas e o lançamento da campanha pelo registro da canoa caiçara como patrimônio cultural brasileiro.


Sua utilização como escambo garantia a preeminência brasileira no tráfico negreiro. Hoje a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil e o terceiro destilado mais consumido no mundo. Mais que uma real contribuição para a economia do município, que hoje tem na indústria do turismo sua principal fonte de recursos, a pinga significa muito para a comunidade paratiense.
ALGUMAS MUDANÇAS PARA 2013
Juíza da Comarca, Governo Municipal e Câmara de Vereadores de Paraty traçam normas para XXXI Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.
Em reunião no último dia 9 com a juíza da Comarca de Paraty, Admara Schneider ficaram definidas algumas medidas para ordenar o evento que deve acontecer entre os dias 15 e 18/08/2013. Uma das principais preocupações é com o consumo da bebida por menores de 18 anos, a juíza entendeu que é necessária a presença do Conselho Tutelar e do Comissariado de Infância e Juventude. Conheça as principais resoluções:
– Nos dias de evento, só será permitida a venda de cachaça com entrega de embalagem de vidro até às 22 horas. Após esse horário a comercialização seria feita através de canecas típicas do evento, doses ou embalagens plásticas.
– Os horários para encerramento ficaram assim: Quinta – 1 hora da manhã; Sexta e Sábado 2 horas; Domingo – Meia noite.
– A reprodução sonora produzida por particulares está proibida, os órgãos de segurança agirão com rigor.
– A APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty) vai entregar pulseiras de identificação para os participantes do evento. Nelas constará a mensagem de que é proibida a venda para menores.
– A fiscalização atuará também junto aos ambulantes que atuam no entorno do evento.
– Haverá uma estrutura para recolhimento de garrafas de vidro descartadas. Locais próprios e catadores estarão disponíveis.
– Haverá ainda uma campanha pro Lei Seca.
