Início » Prefeitura dá início à revitalização do Porto Geral de Corumbá

Prefeitura dá início à revitalização do Porto Geral de Corumbá

por Redacao
0 comentários

A Prefeitura de Corumbá iniciou a revitalização do Porto Geral e seu entorno. O projeto começou a ser executado com a limpeza da orla, realizada nessa semana pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos. O Município agora busca a licença ambiental – junto ao Ibama – para promover a retirada do material orgânico acumulado ao longo dos anos no local.

O prefeito fez uma vistoria na região portuária

O prefeito fez uma vistoria na região portuária

“O Porto Geral é o nosso principal cartão postal do Pantanal. Precisamos mantê-lo conservado e organizado para que ele possa bem receber nossa população e nossos turistas”, afirmou o prefeito Paulo Duarte, que nesta quarta-feira (24) fez uma vistoria na região portuária.

Acompanhado pela diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, e do secretário de Infraestrutura, Habitação e serviços Públicos, Luiz Mário Romão, o chefe do Executivo também esteve na Prainha Vermelha, onde atracam os navios que transportam pessoas e mercadorias para as fazendas do Pantanal.

Ele conversou com usuários e se comprometeu a oferecer maior estrutura no local. “E não vamos fazer isso dentro de um gabinete com ar condicionado. Vamos ouvir todas as partes interessadas, principalmente a população que precisa e se utiliza desse serviço”, continuou.

Da Prainha Vermelha, o prefeito seguiu para o Centro de Convenções Miguel Gómez, que a partir dessa quinta-feira, dia 25, recebe o Fórum Regional de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae, Sistema Fiems (Sesi e Senai), Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e o Sistema Famasul (Senar).

“Estamos trabalhando para que o Centro de Convenções seja autossustentável e que os recursos obtidos aqui sejam suficientes para manter e melhor equipar esse importante equipamento para o turismo de eventos”, reforçou Paulo Duarte, destacando as parcerias construídas pela Fundação de Turismo.

O Fórum Regional tem o apoio da Prefeitura, Assomasul, Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, Banco do Brasil, BID, Fomin, Caixa Econômica Federal, MS Sem Fronteiras e TCE/MS. Ainda durante a manhã, o prefeito esteve, juntamente com a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Hélènemarie Dias Fernandes, na Rodoviária Intermunicipal.

Esgoto

A limpeza realizada pela Prefeitura no Porto Geral de Corumbá revelou um grave problema enfrentado na cidade: a ligação clandestina de esgotos na rede pluvial. “Juntamente com o Governo Federal, o Governo do Estado e a Sanesul, estamos trabalhando para que a cidade chegue aos 100% de captação de rede de esgoto. Por isso situações como estas são inaceitáveis”, afirmou o prefeito Paulo Duarte ao vistoriar o local nesta quarta-feira (24).

O prefeito determinou à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal uma análise rigorosa da água despejada diretamente no Rio Paraguai. “Queremos que isso seja feito com urgência. Se for detectada a presença de poluentes vamos recorrer às demais autoridades responsáveis para que essas ligações clandestinas sejam identificadas e punidas ao rigor da Lei Ambiental”, continuou Paulo Duarte.

As galerias pluviais, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão, foram todas construídas exclusivamente para captar as águas das chuvas e levá-las ao rio, evitando assim enchentes e alagamentos em diversos pontos da cidade. “É totalmente proibido fazer qualquer outro tipo de uso dessa rede”, reforçou.

O prefeito Paulo Duarte e o governador André Puccinelli assinaram no mês passado a ordem de serviço para as obras de tratamento de água e captação de esgoto sanitário em 85% dos imóveis localizados na área urbana de Corumbá. O investimento é de R$ 37 milhões. O empreendimento abrange a construção de reservatórios de 3.500 m3 e 1.500 m3, adutoras, elevatórias, execução de 27.399 metros de rede de distribuição de água e 1.212 ligações domiciliares de água.

Para o sistema de coleta e tratamento de esgoto, serão investidos R$ 17,7 milhões, na implantação de 61.894 metros de rede coletora de esgoto e de 3.048 ligações domiciliares de esgoto. Nesses valores já estão incluídos os materiais. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), com contrapartida do Estado. Desde 2007, a Sanesul investiu mais de R$ 131,1 milhões de recursos federais, estaduais e próprios na rede de esgoto da cidade.

Você Pode Gostar