
Data foi criada no Japão, há 29 anos, para incentivar o bom hábito – Foto: Reprodução
Atitudes e palavras simples, como um “Bom dia!”, “Tudo bem?”, “Com licença”, “Obrigado” ou “Posso ajudar?”, demonstram carinho, educação e empatia. Para lembrar e incentivar esse tipo de hábito, que não custa nada, mas tem grande valor, nesta quinta-feira, dia 13, é comemorado o Dia Mundial da Gentileza.

A conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Rosiane Chagas, fala sobre as vantagens de ser gentil.
“Quando você dá passagem no trânsito, quando você cede o seu lugar para um idoso no ônibus, você tá tendo um comportamento que vai gerar sentimentos como felicidade, gratidão, empatia, acolhimento, bem-estar. Esses sentimentos são gerados tanto em quem recebe a gentileza, quanto em quem faz um ato de gentileza. É um ato de saúde mental, física e social”.
Mas para muita gente, ainda falta muito respeito e educação. Essa é a opinião do vendedor ambulante Raimundo Vieira, que trabalha nos semáforos da área central de Brasília há 27 anos.
“Nem dá bom dia, não dá boa tarde. Trata Essa gente é assim tipo um bicho na rua, entendeu? A vez a pessoa vem com problema, vem e desconta na gente, a vez mete o dedão do carro, afastando a gente. É assim, um preconceito, né, mano? Que a pessoa tem, né? Mas fazer o quê? Que aqui é o único meio de vida que dá para mim sustentar a minha família, dá para mim pagar minhas coisas, entendeu?”
O tapeceiro João Braga também cobra mais gentileza, principalmente para pessoas que, como ele, possuem algum tipo de deficiência.
“Principalmente para gente, né, que é cadeirante. Tá faltando sim, e muita gentileza. Né? Um pouco de educação faria bem para todo mundo, né? E a gente não vai generalizar, né? Mas ainda falta muito para ficar bom, né? Tem que melhorar bastante ainda. Acho que todos nós, né? Temos que fazer a nossa parte, né? Para que gentileza gera gentileza, né?”
A psicóloga Clarissa Freitas, da Sociedade Brasileira de Psicologia, fala sobre como criar esse tipo de hábito.
“A gente pode buscar, tentar agradecer as pessoas, ouvir as pessoas com atenção e sempre muito importante, comunicar-nos de uma forma explícita, que nós vamos ser objetivos. Outras práticas que podem ajudar são buscar uma reciprocidade, buscar fortalecer as interações com outras pessoas que já são gentis e buscar empatia com as outras pessoas. Ser gentil não quer dizer que tu tá sendo condescendente, ser gentil não quer dizer que tu tá sendo fraco, só quer dizer que você está sendo gentil”.
O Dia Mundial da Gentileza foi criado em Tóquio, no Japão, há 29 anos, para incentivar gestos de solidariedade, respeito e bondade em busca de um mundo melhor.

