
Chuva fraca nas próximas horas com miníma de 19º e máxima de 28º – Foto: Aureo Audi/Arquivo/Gazeta do Pantanal
O fim de semana será de virada no tempo em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sábado (11) ainda será de sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado, mas a chegada de uma frente fria deve provocar chuva, ventos fortes e queda nas temperaturas a partir de domingo (12).
Entre sexta (10) e sábado, a influência de um sistema de alta pressão mantém o tempo firme, embora pancadas isoladas e tempestades possam ocorrer nas regiões Norte, Bolsão e Centro-Sul. As temperaturas seguem elevadas: mínimas entre 15°C e 20°C e máximas de até 34°C no Sul, Cone Sul e Grande Dourados. No Pantanal e Sudoeste, os termômetros chegam aos 38°C, enquanto em Campo Grande as máximas alcançam 33°C. Os ventos sopram entre 40 e 60 km/h e podem ter rajadas ainda mais fortes em alguns pontos.
A partir de domingo, o avanço da frente fria, associado a um ciclone extratropical e ao transporte de calor e umidade, deve favorecer a formação de instabilidades sobre todo o Estado. Há risco de chuvas intensas, descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo. Os acumulados podem ultrapassar 30 milímetros em 24 horas, principalmente entre segunda (13) e terça-feira (14).
Com a mudança, as temperaturas caem de forma significativa. No sul do Estado, as mínimas devem variar entre 12°C e 15°C. Em Campo Grande, os termômetros ficam entre 20°C e 22°C, com máximas que não passam de 31°C. Os ventos mudam de direção, passando a soprar do quadrante sul e podendo ultrapassar 60 km/h em rajadas.