
Equipe formada por atletas das aldeias Indígenas Cachoeirinha, Passarinho e Moreira – Foto: Redes Sociais
A equipe de jovens indígenas de Miranda, formada por atletas das aldeias indígenas Cachoeirinha, Passarinho e Moreira, conquistou o título de Campeã Invicta do 3º Torneio de Futebol de Jovens das Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul, na categoria Sub-17.
O evento foi promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT/MS), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e o Conselho do Trabalho Decente e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, entre os dias 26 e 28 de setembro, na Praça do Estrela do Sul, em Campo Grande.
A competição reuniu 120 atletas de mais de 40 comunidades indígenas, representadas por equipes de Campo Grande, Dourados, Bodoquena, Miranda, Sidrolândia e Aquidauana.
A iniciativa íntegra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que busca incentivar a permanência de jovens na escola por meio do esporte, além de combater a exploração da mão-de-obra infantil.
A equipe mirandense contou com o apoio da Prefeitura de Miranda para participar do torneio, além do incentivo do vereador Ed Antônio (PT), que acompanha e fortalece a participação da equipe desde a primeira edição do evento, em 2022.
Outro destaque especial foi o goleiro Einko, da Aldeia Moreira, que teve atuações brilhantes durante toda a competição e foi reconhecido como o Melhor Goleiro do Campeonato.
O prefeito Fábio Florença (PSDB) parabenizou os atletas e destacou a importância da conquista, “essa vitória representa o talento, a união e a força da nossa juventude indígena. É motivo de muito orgulho para Miranda ver nossos jovens conquistando espaço e reconhecimento em todo o estado.” Fonte: Prefeitura de Miranda

