Início » Projeto “Jornalismo e Culturas de Fronteiras” percorrerá a Serra da Bodoquena

Projeto “Jornalismo e Culturas de Fronteiras” percorrerá a Serra da Bodoquena

Viagem as Terras do Griôs

por Redacao
0 comentários

RRPN Cara da Onça – Canaã, na Serra da Bodoquena – Foto: Divulgação

A RPPN Cara da Onça será a anfitriã das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul e de Goiás, de 1 a 10 de dezembro de 2023, período em que serão desenvolvidas as atividades de campo, na Serra da Bodoquena, do projeto “Jornalismo e Culturas de Fronteiras – Viagem às terras dos Griôs”.

A proposta é articular o encontro de estudantes, professores e pesquisadores com comunidades tradicionais. No roteiro estão programadas imersões na RRPN Cara da Onça – Bodoquena; na Terra Indígena Kadiwéu – Aldeia Alves de Barros e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena – Cânion do Rio Salobra.

Ao caso Antônio Martins Alves – Antônio Bigode será dada uma atenção especial  – Foto: Divulgação

Atenção especial será dada ao caso Antônio Martins Alves – Antônio Bigode, desaparecido há mais de dois anos e que conta com Medida Cautelar concedida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH, com sede em Washington (EUA).

A interação com as comunidades visa permitir que os futuros jornalistas conheçam culturas e saberes tradicionais locais, oferecendo, em contrapartida, tecnologias e práticas de comunicação em oficinas ministradas pelos integrantes do projeto.

Na viagem à Reserva Indígena Kadiwéu/Aldeia Alves de Barros, como no Assentamento Canaã, a equipe da UFG/UFMS/RPPN Cara da Onça, além de se articular com jovens, fará audiência qualificada com os “griôs”, ou seja, anciões, para melhor compreender a história e cultura desses povos tradicionais.

Como fruto desta interlocução serão geradas narrativas jornalísticas para veiculação em páginas da internet. O projeto conta com a coordenação dos professores doutores Nilton José dos Reis Rocha (UFG), Edson Silva (UFMS) e Felipe Quintino (UFMS), e colaboração da jornalista e pesquisadora Loraine França.

Reserva Indígena Kadiwéu/Aldeia Alves de Barros em Bodoquena – Foto: Divulgação

Parcerias

Para viabilização, o projeto conta com apoio das universidades e de parceiros como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena/ICMBio, ao tempo em que está sendo articulada a participação da iniciativa privada, como é o caso da empresa Bolt Realizações que tem parceria com a RRPN Cara da Onça na corrida ecológica Kids, além de outras empresas da região. A Prefeitura Municipal de Bodoquena, embora tenha Termo de Cooperação com a RPPN Cara da Onça, não garantiu suporte às ações educativas.

*Texto e fotos: Loraine França e Edson Silva

Edição: Aureo Audi

Você Pode Gostar