A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul segue em estado de alerta para a possibilidade de chuvas intensas em vários municípios do estado. Na última semana, famílias ficaram desalojadas e estragos foram registrados em Ponta Porã. O Rio Miranda, em Bonito, quase transbordou.

As cidades são Aquidauana, Anastácio,Ponta Porã, Bela Vista, Naviraí, Ivinhema, Campo Grande e Corumbá (região ribeirinha) – Foto: Divulgação
Em entrevista nesta quinta-feira (23), o diretor-geral da Defesa Civil Estadual, coronel Hugo Djan Leite explicou que o Estado é marcado por períodos de chuva intensa seguidos de estiagem. “O Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis municipais têm de estar atentos para a questão urbana, porém na questão rural é vantagem para a gente essa questão”, disse, se referindo às chuvas.
Questionado sobre as áreas que mais causam preocupação em relação às chuvas intensas, o coronel informou que já existem alguns municípios cadastrados. São eles:
- Ponta Porã
- Bela Vista
- Naviraí
- Ivinhema
- Campo Grande
- Aquidauana
- Anastácio
- Corumbá (região ribeirinha)
“São pontos que a gente sempre está monitorando. As pessoas desses locais têm que estar atentas e mandar SMS para o 40199 com o CEP da sua residência para receber o monitoramento e estarem preparadas para qualquer situação”, alertou.
Em se tratando especificamente de Ponta Porã, onde as chuvas recentes deixaram famílias desabrigadas, arrastaram carros e destruíram ruas, o coronel informou que equipes foram enviadas para o município em apoio a Coordenadoria Municipal.
Segundo ele, o deslocamento de algumas famílias desalojadas no momento das chuvas já foi realizado e a situação está sob controle. “Já estão todos atendidos e já estamos prontos para qualquer outra situação”, enfatizou.
Os rios
Em relação aos rios que cortam o Estado e estavam sob o risco de transbordar, conforme alerta feito pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o coronel explicou que a situação está caminhando para uma normalidade.
“Nós tivemos o pico no dia 19 de quase 7 metros, porém nesses últimos dois dias tivemos uma redução. Hoje estamos em média com 5 metros, caminhando para uma normalidade”, finalizou. Com informações do Primeirapagina

