A Prefeitura Municipal de Bonito e a AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) se uniram para tornar mais ágeis e seguros os procedimentos que permitem a atuação dos operadores de transporte turístico no município. Isso vai ser feito por meio do compartilhamento de dados entre o Departamento Municipal de Trânsito da cidade (DEMTRAT) e a Diretoria de Transportes da Agência.
Empresas de serviço rodoviário intermunicipal de passageiros na modalidade turística habilitadas à atividade comum ao controle da Prefeitura e da Agência poderão fazer um único cadastro, com economia de tempo e do recolhimento de taxas.
Para o usuário, é a garantia de atuação de transportadores devidamente regularizados, que passaram por checagem e vistoria.
Na terça-feira (12), o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, e o prefeito Josmail Rodrigues, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, em Campo Grande, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, para quem o projeto de integração demonstra a gestão moderna que vem marcando a AGEMS.
Menos burocracia, mais integração
O compartilhamento consolida a resolução para uma antiga demanda dos transportadores, sujeitos às normas de controle do DEMTRAT – porque circulam no perímetro urbano – e da Agência Reguladora, já que se deslocam para transfer desde a Capital para Bonito e também cruzam limites de municípios no polo, levando passageiros aos atrativos em cidades vizinhas.
Essa também é a expectativa da Associação de Transportadores Turísticos de Bonito, que conta atualmente com pouco mais de 80 filiados, entre autônomos e pequenas empresas. Segundo o presidente da entidade, Genilson Gaúna, na prática existem cerca de 130 operadores em atividade, mas muitos não se regularizam porque não se sentiam seguros em relação aos diferentes regulamentos e trâmites do Município e da Agência Reguladora. “Hoje só temos a agradecer o empenho da Prefeitura e da AGEMS. Da nossa parte, tudo isso vai ser para melhorar mais de 100% o serviço”, festejou.
Selo
As empresas pediam a redução de taxas de cadastro e de vistoria veicular a serem pagas para regularização na AGEMS, o que agora vai ser possível, com a Agência tendo acesso ao cadastro municipal.
O cadastramento do operador pelo DEMTRAT já passa a incluir uma série de requisitos que antes eram exigidos na regulação intermunicipal. “Estamos modernizando esse trabalho. Vamos fazer, via sistema eletrônico, a validação desse cadastro, e habilitar aqueles que estiverem regulares a emitirem a Licença de Fretamento Eventual”, explica Matias Gonsales.
Os transportadores validados pela AGEMS para o fretamento intermunicipal ganharão o selo “TRANSPORTE TURÍSTICO LEGAL”, que será fixado no veículo, como uma identificação aos passageiros. Com informações da Ascom

