
Vargas, prefeito de Maracaju
Os prefeitos Celso Vargas (Maracaju), José Dodô da Rocha (Selvíria) e Edson de David (Aral Moreira) estão sendo pressionados pela cúpula regional do PTB a deixarem os quadros da legenda.
Além deles, vice de Bodoquena , Geraldo Nunes Siqueira e vários vereadores devem tomar o mesmo caminho.
O motivo, segundo o presidente da executiva regional, Ivan Louzada, é que o partido não quer mais conviver com infiéis dentro do grupo, ou seja, com pessoas que desobedeceram as diretrizes partidárias para pedir votos para adversários nas eleições deste ano.
Na campanha eleitoral deste ano o PTB apoiou o governador André Puccinelli (PMDB), reeleito no primeiro turno das eleições ao derrotar seu arquinimigo Zeca do PT.
No total, são 29 vereadores que, segundo Louzada, cometeram infidelidade partidária. Segundo ele, a maioria trabalhou para outros candidatos na campanha deste ano e não merece permanecer no partido.
“É melhor ficar com dois vereadores que trabalham para o PTB do que 29 que se colocam contra”, disparou, em entrevista a jornalista Fernanda França, do site Campo Grande News.
A determinação da cúpula nacional petebista é excluir dos quadros quem não puxou votos para a legenda nestas eleições. Entretanto, na tentativa de evitar atitudes traumáticas, a direção regional fará outro tipo de manobra para expurgar os infiéis.
Os diretórios e comissões provisórias serão exterminados nos municípios onde prefeitos, vereadores e dirigentes municipais deixaram de pedir votos para candidatos petebistas no pleito de 2010.
Com isso, o PTB perderá sua representação em pelo menos 13 cidades: Batayporã, Aral Moreira, Maracaju, Rio Negro, Sonora, Rio Verde, Mundo Novo, Sete Quedas, Iguatemi, Eldorado, Anastácio, Bodoquena e Selvíria.
A partir dessa decisão, vereadores, prefeitos e vices que buscam a reeleição terão de procurar abrigo em outras legendas.
Ele estima que, dos 29 vereadores filiados hoje ao PTB, só quatro devem permanecer na sigla após a faxina contra os infiéis: um em Brasilândia, um em Amambai e dois em Terenos.
O vice-prefeito de Ladário, Hedyl Benzi, também deve permanecer filiado.
“Quem quiser ser candidato pelo PTB, de agora pra frente, vai ter que assumir um compromisso, assinar um documento, atestando a fidelidade partidária”, finalizou Louzada.
O PTB começou a sofrer baixas em seus quadros após a manobra que retirou do comando da legenda o deputado federal Nelson Trad, hoje filiado ao PMDB.
Na época, o partido tinha cinco deputados estaduais em sua bancada: Maurício Picarelli, Akira Otsubo, Raul Freixes, Valdenir Machado e o atual presidente da Casa, Jerson Domingos.
A debandada se iniciou a partir da posse do deputado federal Antônio Cruz como dirigente estadual e prosseguiu quando o empresário Antônio João Hugo Rodrigues assumiu.
conjunturaonline
