Início » Jornada de Direitos Humanos reúne profissionais da Segurança Pública do Estado

Jornada de Direitos Humanos reúne profissionais da Segurança Pública do Estado

por Redacao
0 comentários

A Jornada Formativa de Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça iniciou hoje (29) uma capacitação para 180 profissionais de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. O evento é realizado em parceria com Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) tem o intuito de contribuir para a formação de uma cultura nacional de direitos e deveres humanos, cultivando a solidariedade e paz social.

Com a duração de três dias, a jornada irá abordar temas como visão sistêmica da produção da violência; polícia com cidadania; cidadão cuidando de cidadãos; a memória histórica da segurança pública brasileira; agenda contemporânea da segurança pública e qualidade de vida na segurança pública: relações interpessoais e interinstitucionais saudáveis.

O evento é direcionado para profissionais da segurança pública do Estado, entre eles policiais civis, militares, perícias, bombeiros, agentes socioeducativos e guardas municipais. Presente na abertura da Jornada, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado Wantuir Jacini enfatizou a importância da abordagem desse tema na formação profissional dos servidores da Segurança Pública: “Essa capacitação é essencial para os operadores da Segurança Pública que trabalham  rotineiramente na linha de frente da segurança, que estão em contado direto com a população”, afirma o secretário.

Jacini se refere também sobre a abordagem de direitos humanos como uma política transversal aos três parâmetros básicos adotados pela Segurança Pública do Estado. “Repressão, Prevenção e Reinserção Social. Esse evento de proteção da vida atravessa os três pilares e leva o aprimoramento das instituições beneficiando membros da sociedade”, conclui o secretário.

Durante a abertura da jornada, o Secretário Nacional de Justiça e Segurança Pública (Senasp), Ricardo Balestreri deu boas vindas aos profissionais presentes através de um vídeo gravado, explicando sobre as finalidades da capacitação. A Jornada de Direitos Humanos já atendeu 18 estados brasileiros e mais de 10 mil profissionais da Segurança Pública.

Segundo o coordenador da Jornada Formativa, Capitão da Polícia Militar do Estado de Goiás, Ariel Anselmo de Oliveira (foto abaixo), um dos objetivos principais da capacitação é promover os  operadores de segurança pública como protagonistas dos direitos humanos  “Alguns dos profissionais acabam adquirindo uma visão diferenciada de direitos humanos. Nosso objetivo é mostrar que policiais, bombeiros, agentes, entre outros profissionais também tem direitos humanos”, observa o capitão.

O Coordenador explica sobre a tentativa de criação de um novo parâmetro na grade curricular dos profissionais: “Além de conhecimento contidos nas disciplinas baseadas em direitos humanos, essa capacitação estimula a percepção de que o profissional não está só, e não é diferente da população. Eles precisam saber também sobre a extrema importância do que é ser operador da Segurança Pública”, conclui  o Capitão Ariel.

A jornada, realizada no Novotel, segue até o dia 3 de dezembro com período integral. A capacitação está dividida em três turmas de 180 operadores da Segurança Pública, entre eles 25 policiais militares, 15 policiais civis, 10 bombeiros e 10 guardas municipais. As vagas foram direcionadas também para agentes socioeducadores, agentes penitenciários e peritos criminais do Estado.

Você Pode Gostar