Início » Escolas públicas de MS podem concorrer a uma impressora 3D em gincana sobre o Pantanal

Escolas públicas de MS podem concorrer a uma impressora 3D em gincana sobre o Pantanal

Equipamento está na lista de prêmios que serão concedidos às escolas que se sobressaírem; confira como participar

por Redacao
0 comentários

Instituto Rural Escola das Águas Pantanal dos Paiaguás – Foto: Ilustrativa/Reprodução

As escolas públicas de Mato Grosso do Sul, tanto da rede estadual quanto da rede municipal de ensino, poderão concorrer a uma série de prêmios, incluindo uma impressora 3D, em gincana para ajudar a escolher os novos “guardiões” do Pantanal. A atividade é promovida pelo Programa Guardiões do Pantanal, coordenado pelo INPP (Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal). Escolas particulares também podem participar.

A atividade lúdica é conduzida pela figura simbólica da Rainha-Guardiã, personagem que representa a proteção do bioma e convoca diferentes animais para assumirem a missão de defender o Pantanal. Como há muitos candidatos interessados em ajudar, eles foram classificados em cinco eixos temáticos, de acordo com os ambientes em que vivem.

Dessa forma, o objetivo é promover a  valorização e a conservação do bioma por meio da participação da sociedade na escolha de espécies que representarão cinco eixos temáticos. Em cada eixo, quatro espécies concorrem ao posto de Guardião.

Como funciona a gincana?

O objetivo da gincana é engajar a sociedade na escolha dos membros do Programa Guardiões do Pantanal. Os candidatos representam diferentes elementos do bioma, como fauna, flora, água, ar e cultura pantaneira, tornando a votação uma forma de aprendizado sobre a biodiversidade e a importância da proteção do Pantanal.

O programa disponibilizou informações sobre cada candidato, incluindo opções de nomes (apelidos), características biológicas, aspectos ecológicos e elementos visuais que ajudam a compreender a importância de cada espécie para o equilíbrio do Pantanal.

Clique aqui para conhecer os candidatos.

A votação será pública e realizada no site do INPP, entre os dias 14 de agosto e 15 de setembro de 2026, por meio da campanha “O Chamado da Rainha-Guardiã”. As espécies mais votadas em cada eixo, juntamente com seus respectivos nomes (apelidos), formarão oficialmente o grupo dos “Guardiões do Pantanal”.

A participação das escolas consiste em promover ações de engajamento junto a estudantes, professores, servidores e familiares para participar do processo de votação. No entanto, a votação será aberta à população em geral.

Como concorrer aos prêmios?

O credenciamento das escolas públicas e particulares interessadas em participar da gincana deve ser feito até a próxima segunda-feira (10). As instituições de ensino vão concorrer a prêmios, entre eles, impressoras 3D, kits de realidade virtual e kits de mídia social.

Ao todo, 18 escolas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul serão contempladas, em categorias específicas para as redes municipais, estaduais e privadas. As três escolas de cada segmento (estadual, municipal e privada), com o maior número de votos, serão premiadas.

A atividade é realizada em parceria com a Wetlands International Brasil e a Mupan (Mulheres e Lideranças pelas Áreas Úmidas), que atuam no desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à popularização da ciência, educação ambiental e fortalecimento da conservação das áreas úmidas. O intuito é aproximar estudantes da ciência e incentivar o protagonismo de crianças e jovens na conservação do Pantanal, por meio de atividades educativas e participativas.  Fonte: Midiamaxuol

Clique aqui para inscrever sua instituição de ensino.

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário