Início » Bodoquena e ICMBio discutem criação do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra

Bodoquena e ICMBio discutem criação do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra

por Redacao
0 comentários

Proposta do Refúgio de Vida Silvestre Delta do Salobra prevê proteção de área estratégica entre Bodoquena e Miranda – Foto:Divulgação/PMB 

A prefeita de Bodoquena, Girleide Rovari, abriu o gabinete municipal nesta semana para uma reunião estratégica com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O foco do encontro foi a apresentação técnica e o debate sobre a possível criação do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Delta do Salobra, uma área de proteção que visa cobrir cerca de 52 mil hectares entre os municípios de Bodoquena e Miranda.

O projeto, que integra um corredor de áreas protegidas apontado como prioritário pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), busca fortalecer o ecossistema local, que é um dos mais ricos e vulneráveis do Pantanal e da região de transição da Serra da Bodoquena.

Equilíbrio entre conservação e produção

Um ponto crucial debatido na reunião foi o modelo de gestão proposto. Ao contrário de uma reserva de proteção integral, a categoria de Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) permite a compatibilização entre o rigor da preservação ambiental e a continuidade das atividades econômicas já estabelecidas.

Segundo os técnicos do ICMBio, propriedades privadas incluídas na área do refúgio poderão manter suas atividades — como a pecuária, a agricultura e o turismo — desde que estas estejam alinhadas às diretrizes de conservação. Na prática, a proposta é que a proteção da fauna e da flora ocorra de forma integrada, sem interromper a vocação produtiva da região.

A prefeita Girleide Rovari reforçou que o diálogo será a base para qualquer decisão futura. “Estamos sempre abertos a iniciativas que promovam o desenvolvimento com responsabilidade ambiental. Nosso papel é garantir que o crescimento do município caminhe lado a lado com a preservação das nossas riquezas naturais, assegurando o futuro da nossa população e dos nossos produtores”, afirmou a prefeita.

Presenças na reunião

O debate técnico contou com a participação de nomes-chave do ICMBio:

  • Daniel Castro, coordenador de Criação de Unidades de Conservação;

  • Sandro Flávio de Carvalho, gerente regional do Centro-Oeste;

  • Vera Nanci Carvalho, analista ambiental da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação (COCUC).

Pelo poder municipal, participaram o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Danillo Angelo, e a secretária municipal de Turismo, Marcele Montagner, destacando o potencial do projeto para o fortalecimento do turismo de natureza em Bodoquena.

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário