Início » FCMS aposta no audiovisual com fortalecimento da Pantanal Film Commission

FCMS aposta no audiovisual com fortalecimento da Pantanal Film Commission

por Redacao
0 comentários

Evento no MIS-MS reuniu produtores do setor em Mato Grosso do Sul para conversar com consultor Daniel Celli – Foto: Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul apresentou o projeto Rota Cine MS para 2026 no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, no final de semana. O evento contou com a presença do secretário de cultura, esporte e turismo, Marcelo Miranda, do diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, e de vários produtores sul-mato-grossenses de audiovisual para um bate-papo com o consultor Daniel Celli, referência nacional em políticas de Film Commission e desenvolvimento de ambientes de produção.

“Estamos passando no Brasil por um momento importante de expansão do audiovisual e o Mato Grosso do Sul não vai ficar de fora. Por isso, o governo de MS faz questão de ajudar neste processo da Film Commission e ter a consultoria de um especialista como o Daniel Celli, que irá contribuir para que a produção audiovisual de MS consiga inserir-se no mercado brasileiro”, afirma Eduardo Mendes. Segundo o diretor-presidente, a FCMS também visa dar maior visibilidade para as obras audiovisuais de MS com a criação do projeto “Circuito Câmara”. “A ideia é passar por 40 cidades sul-mato-grossenses no próximo ano em parceria com as Câmaras Municipais, que são espaços que já contam com estrutura e equipe e são importantes pontos de contato com a população de MS. Todas estas ações são fundamentais para o crescimento da nossa cadeia produtiva do audiovisual e o fortalecimento da Pantanal Film Commission”, aponta Eduardo.

Daniel Celli atua há quase duas décadas na indústria audiovisual e nos últimos anos vem se dedicando à gestão pública. Participou da implementação e gestão da SP Film Commission. Foi consultor para o PNUD e Ministério da Economia para políticas públicas para a indústria audiovisual. Atualmente coordena a Rio Film Commission. “Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e estímulo do setor de audiovisual de MS. Esta reunião de hoje é fundamental para ouvir os produtores e entender as demandas para ser mais assertivo. Diagnosticar onde estamos e onde queremos chegar com a Pantanal Film Commission”, explica Daniel.

As Film Commission servem para atrair filmagens para uma localidade, dando visibilidade à região e movimentando a economia local com a realização de produções audiovisual regionais, nacionais ou internacionais, sejam elas filmes, séries, novelas, propagandas ou videoclipes musicais. A coordenadora da Pantanal Film Commission, Ana Ostapenko, frisa que o Brasil possui atualmente 27 Filme Commission e que o decreto da criação da filme commission em MS é de 2014. “A Fundação pretende lançar no segundo ciclo da PNAB um edital anual para licenciamento de conteúdo com as produções de MS e firmar uma parceria para exibição com a TVE-MS, TV Morena e as Câmaras Municipais do Estado”, adianta Ana Ostapenko.

Durante o bate-papo, surgiram assuntos importantes para o desenvolvimento do audiovisual de MS por meio da Pantanal Film Commission. Entre eles, um maior controle sobre as produções realizadas no Estado, a dificuldade em conseguir autorizações para filmagens, a profissionalização local da mão de obra voltada para o cinema e audiovisual e padronização de questões técnicas, como o uso de drones, por exemplo.

De acordo com Melly Senna, diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, a implementação da Pantanal Film Commission é fundamental para impulsionar a cadeia produtiva do audiovisual sul-mato-grossense e que a Fundação de Cultura irá desenvolver outras ações para o setor envolvendo o MIS. “Teremos a montagem de um estúdio para a produção audiovisual, com abertura de uma agenda pública para a utilização do espaço e equipamento, e a realização de exposições para a valorização da memória das áreas da música, audiovisual e fotografia“, afirma Melly Senna.

A execução do projeto Rota Cine MS, que engloba as ações de circulação pelas Câmaras Municipais de MS, reestruturação do espaço físico do MIS e a implementação da Pantanal Film Commission, é objeto do Termo de Fomento (nº 5499/2025) celebrado entre Governo de Estado, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Fundação de Cultura de MS e o Instituto Curumins com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Você Pode Gostar