Início » Agraer e Prefeitura levam atendimento às aldeias de Miranda

Agraer e Prefeitura levam atendimento às aldeias de Miranda

por Redacao
0 comentários

Foto: Redes Sociais

A nova etapa dos atendimentos itinerantes nas comunidades indígenas está avançando de maneira promissora, trazendo resultados significativos desde os primeiros dias. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Miranda, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Agraer, a Funai, o INSS e o CRAS, com o objetivo de levar serviços essenciais diretamente às aldeias de forma prática e organizada.

Os atendimentos tiveram início na segunda-feira, dia 24 de novembro, na Aldeia Cachoeirinha (sede), onde 39 pessoas foram atendidas. A vice-prefeita Elange Ribeiro representou o prefeito Fábio Florença (PSDB) no evento, ao lado do vereador Paulinho Cabeça de Onça e de diversas autoridades e secretários municipais. A presença do Cacique Rogério Lemes também destacou a importância da ação para a comunidade.

No dia seguinte, 25 de novembro, o mutirão foi realizado na Aldeia Argola, totalizando 48 atendimentos. O Cacique Edelson Antônio e o coordenador da Funai, Dioni Alcântara, estiveram presentes, evidenciando a colaboração entre as instituições.

Representantes da Agraer, a vice-prefeita Elange Ribeiro que representou o prefeito Fábio Florença no evento e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Wilson Santos –  Foto: Redes Sociais

Resultados que fazem diferença

O secretário de Agricultura, Wilson Santos, ressaltou o impacto positivo demonstrado nos primeiros dias dos atendimentos: “Os atendimentos têm sido muito produtivos. Estamos conseguindo resolver várias situações importantes e ajudando muitas famílias”, destacou. Casos em que as pessoas descobriram valores a receber e saíram com a documentação encaminhada exemplificam o sucesso da inciativa.

Atuação da Secretaria de Agricultura

Essas parcerias são necessárias para o desenvolvimento da comunidade, disse o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Miranda, Wilson Santos – Foto: Redes Sociais

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural tem um papel central na coordenação e execução dos atendimentos, liderada pelo coordenador Aldenir Júlio Filho. A servidora Geyne Ramalho auxilia na organização e acolhimento das demandas. Essa atuação conjunta fortalece o suporte às famílias, garantindo agilidade e eficácia nas respostas às necessidades apresentadas.

Serviços Disponibilizados

Durante as ações, diversos serviços estão sendo oferecidos, como atualização e consulta do CadÚnico, orientações sobre benefícios previdenciários junto ao INSS, atendimentos do CAF voltados à documentação e demandas rurais, além de suporte da Assistência Social e acompanhamento técnico da Agraer.

Atendimento atual e continuidade da ação

Nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, o mutirão ocorre na Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves, na Aldeia Lalima, atendendo as comunidades Lalima e Tupã Bae, das 8h30 às 16h. A ação prossegue na quinta-feira (27) na Escola Pilad Rebuá, na Aldeia Passarinho, e finaliza na sexta-feira (28) no CRAS Urbano, abrangendo tanto a população rural quanto urbana do município.

Compromisso reforçado

Por fim, o secretário Wilson Santos enfatizou que a mobilização atende a uma orientação do prefeito Fábio Florença, que demonstrou preocupação com as demandas das aldeias indígenas e solicitou prioridade para essa ação: “Estamos aqui cumprindo essa determinação, levando atendimento para onde o povo está e ajudando quem realmente necessita”, afirmou.

Essa parceria e empenho têm mostrado seu valor e compromisso com as comunidades indígenas, refletindo o desejo de promover melhores condições de vida e atendimento a todos.

Autoridades do executivo e legislativo de Miranda participaram da ação – Foto: Redes Sociais

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário