Início » Câmara de Corumbá vai debater Malha Oeste após TCU negar renovação com a Rumo

Câmara de Corumbá vai debater Malha Oeste após TCU negar renovação com a Rumo

O objetivo do debate é discutir o cenário da ferrovia, que passará por uma nova licitação no 1º trimestre de 2026

por Redacao
0 comentários

Corumbá discute retomada da Malha Oeste na terça –  Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Corumbá realiza na próxima terça-feira, 21 de outubro, uma audiência pública para debater a reativação da Malha Oeste. A ferrovia que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP) está inativa há 10 anos.

O evento, intitulado “MS de Novo Nos Trilhos”, ocorrerá a partir das 08h30, no Plenário da casa legislativa.

O objetivo do debate é discutir o cenário da ferrovia, que passará por uma nova licitação no 1º trimestre de 2026. Segundo o documento da Câmara, a necessidade da nova licitação se deve ao fato de o Tribunal de Contas da União (TCU) ter negado a renovação do contrato atual com a empresa Rumo.

Conforme a Câmara, o município pantaneiro é ponto estratégico de integração ferroviária com a Bolívia, essencial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis. “A Malha Oeste está subutilizada e em más condições há anos, o que afeta o desenvolvimento do Centro-Oeste, e estas audiências visam planejar investimentos bilionários em recuperação dos trilhos, pontes e terminais, e definir novos modelos de operação mais eficientes”, destaca nota.

A audiência pública é de autoria do vereador Roberto Gomes Façanha.

O convite é assinado pelo presidente da Câmara de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho. Serão emitidos certificados de 4 horas aos presentes. Fonte: Midiamaxuol

Você Pode Gostar

Deixe um Comentário